Aprenda a conquistar clientes com 5 técnicas de inteligência emocional: a 4 é infalível

Aprenda a conquistar clientes com 5 técnicas de inteligência emocional: a 4 é infalível

Os consumidores estão mais exigentes. Não basta apenas oferecer produtos de qualidade com bom custo-benefício. Agora, eles buscam outras conexões com a marca, dando preferência por empresas com valores e impacto social.

Então, qual a melhor maneira para apresentar a sua empresa e ganhar destaque no mercado?

Além de entregar um produto que alinhado às expectativas do seu público, você pode conquistar clientes com técnicas de inteligência emocional.

Como a inteligência emocional interfere no ambiente profissional?

Pessoas com inteligência emocional possuem a habilidade de dominar e controlar as próprias emoções, entendendo as causas que levam a determinado sentimento e de que maneira contornar cenários ruins.

Assim, conseguem enfrentar melhor momentos de estresse, alta pressão e críticas negativas, o que ajuda sobremaneira no desenvolvimento em seu trabalho.

Graças a essas características, conseguem se tornar líderes mais eficientes e vendedores que realmente compreendem as necessidades e desejos dos clientes.

5 técnicas de inteligência emocional usadas na arte de conquistar clientes

Para ser um vendedor bem-sucedido e incrementar os resultados do negócio, é preciso entender a fundo o que a sua empresa oferece. Também é preciso encantar o consumidor.

Veja as técnicas de inteligência emocional que ajudam a conquistar clientes:

1.      Entenda quais são seus melhores talentos

A autoconsciência e a autocrítica são importantes habilidades desenvolvidas com a inteligência emocional. Ao fazer uma avaliação de si mesmo, entenda quais são os comportamentos que mais te agradam e o que precisa ser melhorado.

A partir dessa análise, encontre seus principais talentos e comece a fazer uso deles no processo de encantar seus clientes.

2.      Seja empático

Uma característica que realmente funciona ao usar inteligência emocional para conquistar clientes é praticar a empatia.

Coloque-se em seu lugar e compreenda suas necessidades e desejos. Só assim será possível encontrar as melhores soluções e fidelizar o consumidor.

3.      Crie conexões emocionais

Quando você conhece os desejos do consumidor, consegue criar conexões emocionais com as pessoas – independentemente da sua área de negócio.

Entenda quais valores despertam emoção no seu cliente e comece a se comunicar com base nesses conceitos.

Você pode usar o big data para identificar o perfil do seu público. Se não sabe o que é isso, leia o nosso artigo sobre esse assunto.

4.      Use os clientes mais ligados à marca de forma estratégica

Alguns consumidores se identificam tanto com a sua empresa que acabam se tornando defensores e divulgadores do seu produto, e eles podem te ajudar a conquistar novos clientes.

Desenvolva um trabalho de proximidade com esse grupo de consumidores, que pode ir desde brindes a condições especiais em futuras negociações.

Afinal, a palavra de um cliente que conhece e valida a sua marca funciona de maneira bastante efetiva.

5.      Conte uma história

Já que o consumidor está mais ligado aos valores dos produtos e serviços, crie uma história em torno da sua oferta. Se você vende seguros, por exemplo, fale sobre a segurança garantida para a família e como eles ficariam desamparados sem essa cobertura.

Identifique os gatilhos que despertam a emoção de cada um e relacione com a sua área de atuação.

Seguindo esses passos, você vai encantar e fidelizar os seus clientes, que, com certeza, vão te procurar de novo no futuro.

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