Aprenda a conquistar clientes com 5 técnicas de inteligência emocional: a 4 é infalível
Os consumidores estão mais exigentes. Não basta apenas oferecer produtos de qualidade com bom custo-benefício. Agora, eles buscam outras conexões com a marca, dando preferência por empresas com valores e impacto social.
Então, qual a melhor maneira para apresentar a sua empresa e ganhar destaque no mercado?
Além de entregar um produto que alinhado às expectativas do seu público, você pode conquistar clientes com técnicas de inteligência emocional.
Como a inteligência emocional interfere no ambiente profissional?
Pessoas com inteligência emocional possuem a habilidade de dominar e controlar as próprias emoções, entendendo as causas que levam a determinado sentimento e de que maneira contornar cenários ruins.
Assim, conseguem enfrentar melhor momentos de estresse, alta pressão e críticas negativas, o que ajuda sobremaneira no desenvolvimento em seu trabalho.
Graças a essas características, conseguem se tornar líderes mais eficientes e vendedores que realmente compreendem as necessidades e desejos dos clientes.
5 técnicas de inteligência emocional usadas na arte de conquistar clientes
Para ser um vendedor bem-sucedido e incrementar os resultados do negócio, é preciso entender a fundo o que a sua empresa oferece. Também é preciso encantar o consumidor.
Veja as técnicas de inteligência emocional que ajudam a conquistar clientes:
1. Entenda quais são seus melhores talentos
A autoconsciência e a autocrítica são importantes habilidades desenvolvidas com a inteligência emocional. Ao fazer uma avaliação de si mesmo, entenda quais são os comportamentos que mais te agradam e o que precisa ser melhorado.
A partir dessa análise, encontre seus principais talentos e comece a fazer uso deles no processo de encantar seus clientes.
2. Seja empático
Uma característica que realmente funciona ao usar inteligência emocional para conquistar clientes é praticar a empatia.
Coloque-se em seu lugar e compreenda suas necessidades e desejos. Só assim será possível encontrar as melhores soluções e fidelizar o consumidor.
3. Crie conexões emocionais
Quando você conhece os desejos do consumidor, consegue criar conexões emocionais com as pessoas – independentemente da sua área de negócio.
Entenda quais valores despertam emoção no seu cliente e comece a se comunicar com base nesses conceitos.
Você pode usar o big data para identificar o perfil do seu público. Se não sabe o que é isso, leia o nosso artigo sobre esse assunto.
4. Use os clientes mais ligados à marca de forma estratégica
Alguns consumidores se identificam tanto com a sua empresa que acabam se tornando defensores e divulgadores do seu produto, e eles podem te ajudar a conquistar novos clientes.
Desenvolva um trabalho de proximidade com esse grupo de consumidores, que pode ir desde brindes a condições especiais em futuras negociações.
Afinal, a palavra de um cliente que conhece e valida a sua marca funciona de maneira bastante efetiva.
5. Conte uma história
Já que o consumidor está mais ligado aos valores dos produtos e serviços, crie uma história em torno da sua oferta. Se você vende seguros, por exemplo, fale sobre a segurança garantida para a família e como eles ficariam desamparados sem essa cobertura.
Identifique os gatilhos que despertam a emoção de cada um e relacione com a sua área de atuação.
Seguindo esses passos, você vai encantar e fidelizar os seus clientes, que, com certeza, vão te procurar de novo no futuro.
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