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A terceirização é uma estratégia de empresas com estruturas complexas. Consiste em repassar suas tarefas secundárias a outras empresas especializadas, para poder realizar melhor sua atividade principal.
A terceirização tem surgido como forma de melhorar a qualidade dos produtos e serviços a menores custos.
A terceirização tem surgido como forma de melhorar a qualidade dos produtos e serviços a menores custos.
Para isso é preciso uma estrutura moderna e, ainda, qualidade, competitividade, desenvolvimento do senso de parceria e visão a longo prazo.
Aspectos positivos:
- Criação de empresas mais estáveis;
- Aumento da agilidade da organização;
- Aumento de empregos especializados/competitividade.
- Aumento da qualidade;
- Melhoria da administração do tempo da empresa;
- Melhoria do perfil do administrador;
- Aumento da especialização/lucro;
- Favorecimento da economia de mercado;
- Otimização dos serviços;
- Soma da qualidade na atividade-meio e na atividade-fim;
- Melhoria na imagem institucional;
Como é que se deve terceirizar?
Antes de se pensar em terceirização, é necessário que os empreendedores tenham feito um planejamento estratégico, ou seja, tenham definido muito bem seu Negocio.
Assim, a empresa terá idéia da sua missão e, conseqüentemente, das atividades acessórias para se alcançar esse fim, pois somente essas podem ser repassadas a terceiros.
O ponto zero do processo consiste em definir as áreas em que ocorrerá a terceirização.
Para que na terceirização haja parceria, confiança mútua é essencial.
E essa confiança exige uma transferência de know-how, e tecnologia, para que o parceiro alcance os graus de eficiência necessário.
Assim, a empresa tem de ser aberta ao terceiro, para que ele possa conhecer-lhe e, principalmente, absorver-lhe a cultura, pois muitas vezes vai trabalhar lado a lado com o empregado.
Estabelecer um tempo para que os resultados sejam avaliados e fazer ajustes no planejamento, é regra básica para qualquer negócio.
Evite a ansiedade e os julgamentos precipitados mas toda ação deve ser rápida e precisa, a fim de preservar o interesse maior: a lucratividade do Negocio.