Como usar inteligência emocional na contratação de pessoas?

Como usar inteligência emocional na contratação de pessoas?

O termo “inteligência emocional” chegou para ficar. A habilidade de dominar as emoções tem gerado resultados positivos nas relações pessoais e profissionais e até mesmo nas vendas.

Por isso é impossível ficar longe do seu conceito quando sua empresa está com um processo seletivo em aberto.

Nesse texto você vai aprender como usar a inteligência emocional na contratação de pessoas e acertar na escolha do novo funcionário.

Por que contratar profissionais com inteligência emocional?

Grandes empresas chegam a receber até mil currículos por dia e os profissionais estão se capacitando cada vez mais para se destacarem entre os concorrentes, em processos seletivos.

Então como escolher seu próximo funcionário? Use a inteligência emocional como um fator diferencial para a contratação.

Profissionais que, além da capacidade técnica e intelectual exigida para o cargo, possuem domínio emocional, possuem características importantes para qualquer organização.

  • Eles são curiosos e sempre buscam novas formas para desempenhar suas tarefas.
  • Profissionais com inteligência emocional são ótimos para resolver conflitos – uma característica essencial em todas as áreas de uma empresa, especialmente aquelas com quadro funcional muito grande.
  • Eles se transformam em excelentes lideranças, já que constroem relações saudáveis e amigáveis.
  • Vendedores com capacidade emocional elevada conseguem realizar ótimas vendas e incrementar os resultados do negócio.

Como o RH pode usar a inteligência emocional na contratação de pessoas?

Os gestores de recursos humanos também precisam de inteligência emocional nos processos de contratação de pessoas.

Como essa habilidade ajuda a realizar atividades com mais foco e a lidar melhor com as emoções das outras pessoas, ela é imprescindível para a análise de perfil dos candidatos.

O que um gestor deve observar antes da contratação?

Na entrevista de emprego, o gestor deve analisar algumas características do candidato:

  • Vestimenta (se ele está vestido de acordo com o perfil da vaga e apresenta cuidados com a aparência alinhados às exigências da empresa);
  • Postura corporal;
  • Expressões faciais;
  • Linguagem corporal.

Prestando atenção nesses detalhes, com base nos conceitos da inteligência emocional, o gestor consegue identifica o nível de nervosismo e interesse do candidato na empresa e se consegue (ou não) trabalhar bem sob pressão.

Quais perguntas podem ser feitas durante a entrevista?

Fazer as perguntas adequadas para os candidatos é uma etapa crucial no processo de contratação de pessoas. Você pode traçar um perfil acertado dos profissionais e ainda identificar se eles possuem domínio emocional.

Veja a nossa lista com sugestões de perguntas:

  • “Quais pessoas te inspiram?” A resposta é um indicativo do tipo de comportamento que o candidato costuma apresentar.
  • “Se abrisse uma empresa, quais seriam os valores da organização?” Importante para saber se possui os mesmos valores que a sua instituição.
  • “Como lida com as amizades criadas no trabalho?” Laços sólidos de amizade são sinal de inteligência emocional.
  • “Como lida com críticas?” Avalie se o profissional está aberto a todo tipo de feedback.
  • “Quais são as principais habilidades, além do trabalho?” Outro indicativo de comportamento, além de ser uma forma de avaliar o quanto o candidato possui autoconhecimento.

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