Quociente emocional nas vendas: como ter mais sucesso na hora de vender?
O quociente emocional (QE) é o índice que avalia a nossa inteligência emocional. É semelhante ao quociente de inteligência (QI), conceito bastante difundido em todo mundo.
A diferença é que o QI mede nossa capacidade de processar informações e o QE a nossa habilidade em lidar e controlar emoções.
Ambos são importantes para nosso sucesso profissional, mas você sabe qual o impacto do quociente emocional nas vendas?
Quociente emocional nas vendas: como medir a inteligência emocional?
Uma pesquisa realizada pela consultoria TalentSmart mostra que o QE costuma ter mais impacto no crescimento profissional do que o QI.
Enquanto 90% dos funcionários bem avaliados pelas organizações conseguem fazer uma boa gestão das suas emoções, somente 20% dos que apresentam desempenho ruim possuem inteligência emocional desenvolvida. Por isso é tão importante aprender a usar essa habilidade.
Veja algumas perguntas que podem te ajudar a avaliar o próprio QE:
Como você descreveria um dia ruim em sua vida?
Pense em todos os aspectos dos acontecimentos, as razões que o levaram a ver esse como um dia ruim e qual o impacto nas suas emoções. Reflita como lidou com esses sentimentos: tentou encontrar soluções para melhorar ou culpou outras pessoas? Essa questão avalia a sua resiliência.
Que tipo de profissional você contrataria se fosse um líder?
Essa pergunta te ajuda a entender quais aspectos e capacidades você valoriza em uma pessoa e até mesmo as próprias qualidades.
Como você se relaciona com pessoas que não gosta?
Ao responder essa questão, você compreende como lida com sentimentos ruins e busca soluções para pequenos desafios.
Como usar a inteligência emocional para ter sucesso nas vendas?
O quociente emocional nas vendas ajuda a ter resultados melhores e ser bem-sucedido no tratamento dispensado ao cliente.
Pessoas que dominam a inteligência emocional têm mais facilidade de se relacionar com as outras e conseguem identificar o que pode motivar um cliente.
Confira 5 formas de aplicar o quociente emocional nas vendas para ter mais sucesso:
- Tudo começa com uma boa conserva. Seja empático e tente entender a necessidade do cliente antes de começar a apresentar as soluções.
- Identifique as emoções que o cliente apresenta durante a conversa. Vá adaptando a sua fala e até os produtos que vai apresentar de acordo com as demandas apresentadas.
- Ouça de verdade. Apenas prestando atenção no que o outro te diz você consegue, efetivamente, encontrar produtos e serviços que o atendam da forma esperada.
- Cuide de toda a experiência do cliente em sua empresa. Não trate as pessoas com atenção apenas quando elas vão, de fato, fechar o negócio. Seja atencioso todas as vezes que uma pessoa entrar em contato, mesmo quando não for, necessariamente, para uma compra.
- Mantenha a mesma qualidade da tratativa no pós-venda. Muitas organizações esquecem que o pós-venda é tão importante quanto a venda. Clientes que são ouvidos e bem tratados depois de realizarem uma compra têm mais tendência a voltar a sua empresa quando precisarem do mesmo tipo de serviço outra vez.
Sem comentários
Você pode postar o primeiro comentário