Como fazer gestão de pessoas com inteligência emocional?

Como fazer gestão de pessoas com inteligência emocional?

A gestão de pessoas é o conjunto de ações voltadas para administração do capital humano das empresas, buscando desenvolver competências, avaliar resultados e facilitar a adaptação das equipes.

Um estudo divulgado no início de 2018 mostra que o processo ainda é um desafio nas empresas, independentemente do porte: somente 1 em 3 organizações estão satisfeita com o engajamento e postura dos gestores.

Saber agir com autocontrole, empatia e resiliência é um caminho para gerir os colaboradores, por isso, vamos te ensinar como fazer gestão de pessoas com inteligência emocional e transformar e imagem do departamento de Recursos Humanos no seu negócio.

Gestão de pessoas e inteligência emocional: qual a relação entre as duas coisas?

Se a gestão de pessoas administra o quadro de pessoas de uma empresa, a inteligência emocional é a capacidade de controlar as emoções, construindo relações saudáveis – seja no âmbito empresarial ou na vida pessoal.

As duas coisas estão intimamente ligadas, já que, ao dominar os sentimentos e compreender as próprias necessidades, o gestor consegue ouvir melhor o funcionário, se colocar no lugar do outro e estar sempre em busca de soluções positivas para toda a empresa.

Assim, saber como fazer gestão de pessoas usando a inteligência emocional como aliada com certeza vai motivar os colaboradores e otimizar os resultados.

Como usar a inteligência emocional na gestão de pessoas?

As empresas têm buscado compor seus quadros funcionais com empregados engajados, interessados, comprometidos e profissionais, que possam contribuir de maneira efetiva para o alcance de metas.

E é aí que a inteligência emocional faz a diferença. Um gestor que domina as emoções tem consciência do comportamento próprio e das outras pessoas, sabe agir com calma diante dos mais diversos cenários e está sempre disposto a ouvir.

O quadro de pessoas é um dos elementos mais importantes dentro de uma organização. São diretamente responsáveis pela produtividade e, consequentemente, pelos resultados de qualquer negócio.

Veja algumas características da inteligência emocional que contribuem para a gestão de pessoas:

Saber encontrar motivação mesmo em cenários desafiadores

Gestores que desenvolvem a inteligência emocional são resilientes e sabem motivar os liderados em todas as situações, fator que pode ser decisivo para os resultados do negócio.

Construir relações saudáveis

A gestão de pessoas envolver a motivação, mas também a avaliação dos colabores. Somente um líder preparado para conduzir esses processos pode desenvolver estratégias para que a relação seja próxima o suficiente para o funcionário se sentir parte da empresa, ao mesmo tempo em que mantém uma postura hierárquica adequada e de resultados.

Confiar nas pessoas e saber o que esperar de cada uma

A inteligência emocional ajuda a prever a reação das pessoas diante de estímulos variados. Dessa forma é possível identificar quais tarefas delegar a cada colaborador e ter confiança nos resultados que ele consegue entregar ao final do prazo estipulado.

A gestão de pessoas pode ser ainda mais complexa quando o setor de RH precisa estar envolvido com questões burocráticas, como folha de pagamento e administração de benefícios.

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