Desenvolvimento e treinamento de pessoal potencializa resultados
As novas gerações passam por alta rotatividade no mercado de trabalho. Jovens entre 20 e 30 anos são ansiosos e querem crescer nas empresas em um curto período de tempo e logo se sentem desmotivados, buscando novas oportunidades.
Esse cenário preocupa o departamento de recursos humanos da organização, já que a reposição de um funcionário tem custo de 40% a 48% do seu salário. Além disso, a pessoa contratada leva um tempo para se adaptar às funções da vaga e apresentar desempenho semelhante.
Proporcionar a possibilidade de desenvolvimento e treinamento de pessoal é uma alternativa de retenção de talentos que beneficia empresa e quadro funcional.
Trabalhe o desenvolvimento a longo prazo
Treinar funcionários é um processo para aquisição de habilidades diretamente relacionadas às demandas exigidas por cada cargo. Por outro lado, o desenvolvimento é uma forma de auxiliar o crescimento individual explorando todo o potencial de aprendizado e possibilidades de usar suas qualidades em situações diferentes.
Mais do que capacitar um funcionário para uma função especifica, o desenvolvimento trabalha toda uma cultura organizacional, incentivando a pro atividade e a proposição de novas ideias que solucionem os problemas da empresa.
O desenvolvimento pessoal é um processo contínuo e deve ser complementado com os treinamentos, aumentando a sensação de pertencimento do empregado e melhorando os resultados.
Informações, habilidades, atitudes e conceitos: diferentes tipos de treinamento
Segundo Chiavenato, o conteúdo de um treinamento apresenta a quatro tipos de mudança de comportamento:
-
Transmissão de informações:
Repetição de informações como um conjunto de conhecimentos, a respeito, por exemplo, de produtos e serviços.
-
Desenvolvimento de habilidades:
Treinamento orientado sore tarefas e operações relacionadas a um cargo específico.
-
Desenvolvimento de atitudes:
Visa transformar atitudes negativas em positivas. Geralmente é voltado para os cargos de gerência, que devem criar mais sensibilidade sobre o grupo de pessoas que supervisiona.
-
Desenvolvimento de conceitos:
Elevação do nível de ideias, analisando toda a gestão de forma global.
Esses quatro tipos colaboram para melhorar o clima organizacional e manter os empregados motivados.
Execução orientada
Napoleão disse que “a execução cega leva ao fracasso”. No contexto organizacional, essa frase diz muito sobre a realização de processos sem planejamento e visão estratégica das equipes.
Entenda as necessidades de seus funcionários, elabore uma programação detalhada de treinamentos e execute-o de forma adequada, de forma a melhorar o nível do quadro funcional.
Além de benefícios como comissões e plano de saúde, o funcionário precisa se sentir parte do processo e enxergar caminhos para crescer, sempre com o apoio das lideranças e pessoal de RH.
Esse artigo foi útil? Deixe um comentário e acompanhe outros conteúdos em nosso blog.
Sem comentários
Você pode postar o primeiro comentário