O novo papel do líder nas organizações

O novo papel do líder nas organizações

O mercado – e o mundo, de maneira geral – passa por constantes transformações, graças à globalização e os avanços tecnológicos, que têm aproximado pessoas e modificando nossas relações.

Nesse cenário, o novo papel do líder dentro das organizações vem ganhando diferentes contornos, transformando a já conhecida responsabilidade de gerar resultados e negócios em uma habilidade para conduzir grupos de pessoas.

Um estudo publicado na Revista Ciência da Educação por Rosatrícia Moura destaca que a “eficácia da liderança motiva e direciona o grupo a realizações conjuntas voltadas ao desenvolvimento da organização”.

Confira algumas características importantes:

  • O novo papel do líder exige boa comunicação

Seja claro no seu relacionamento com a equipe. Os líderes são os porta-vozes da empresa e devem ser muito coerentes ao apresentarem as necessidades e objetivos da organização.

A comunicação reflete toda uma cultura organizacional e é uma ferramenta estratégica de liderança.

  • Participar do grupo e ser flexível é fundamental

Esteja próximo do grupo que trabalha com você, mas de forma natural. Mantenha uma relação saudável, em que você se mostre como um parceiro disponível para buscar novos caminhos que coincidam com os objetivos da empresa.

O novo papel do líder também demanda mais flexibilidade com as pessoas, enxergando suas individualidades e compreendendo possíveis contratempos. Um líder ditador afasta as pessoas e prejudica o desempenho geral das equipes.

  • Motivar a equipe ajuda a conquistar resultados

Mostre para os membros da empresa que você confia e respeita o trabalho de cada um deles.  Seja claro sobre o papel de cada pessoa dentro na organização e as possibilidades de crescimento.

Ofereça novas oportunidades e reconheça as boas ideias. Um bom salário está na faixa de segurança da pirâmide de Maslow – ou seja, é um item básico que não colabora para a realização pessoal. Assim, a motivação deve ir além do dinheiro, sempre celebrando os bons resultados e usando as percepções da equipe nos processos gerais de melhoria.

  • Assuma responsabilidade sobre suas decisões

Você é a cabeça do seu grupo / área/ departamento / empresa. Se alguma decisão impactar de forma negativa no desempenho, tome a responsabilidade para si. Lembre-se: você é o porta-voz e deve encontrar soluções para contornar esse problema.

Se, ao contrário, o resultado for positivo, saiba compartilhar os méritos com toda a equipe, motivando-a ainda mais.

  • Algumas atitudes devem ser evitadas

O novo papel do líder envolve, além de saber a melhor forma de agir em diferentes, a capacidade de reconhecer posturas a serem evitadas. Veja algumas:

  1. Conversar com todos da mesma maneira: cada pessoa tem um nível de compreensão diferente. Entenda com quem está falando e qual a melhor forma de se comunicar com ela, tanto em linguagem, quanto em tom.
  2. Não explicar decisões: a equipe cumprirá suas ordens apenas na sua frente e enxergará a sua gestão como uma liderança ditatorial.
  3. Não compartilhar conhecimento: manter conhecimento apenas para si pode prejudicar o desenvolvimento da empresa, além de demonstrar insegurança e medo de ser substituído por um subordinado.

 

Gostou desse artigo? Compartilhe nas suas redes sociais e deixe um comentário!

Sem comentários

Você pode postar o primeiro comentário

Deixe um comentário

Por favor, informe o seu nome Por favor, informe o seu endereço Por favor insira a mensagem