6 dicas fundamentais sobre perfil do colaborador ideal

6 dicas fundamentais sobre perfil do colaborador ideal

O mercado de trabalho vive um momento de intensas mudanças. A crise econômica pela qual o Brasil tem passado desde 2014, diminuindo postos de trabalho e o número de contratações formais, além da aprovação de novas leis trabalhistas, tem mudado as exigências das empresas sobre o perfil do colaborador ideal.

Muitos profissionais têm apostado em novas carreiras e essa fase de transição, com toda a cadeira de empregos e relações trabalhistas, exige, principalmente, um perfil que possa continuar entregando resultados diante de constantes mutações.

Você tem as características necessárias e sabe como desenvolvê-las? Veja as dicas abaixo:

  1. Saiba se adaptar a mudanças

Com tantas transformações acontecendo a todo tempo, a flexibilidade e capacidade de se adaptar é essencial para permanecer encaixado no mercado de trabalho. Empresas passam por fusão, crescem, passam a ser franquias, entre outros, e todos os processos até então conhecidos mudam. Saber encarar essas situações de frente é bom para o colaborador e para a organização.

  1. Seja proativo

Não espere receber ordens. Antecipe suas tarefas, encontre soluções e resolva problemas antes do prazo final. Mostre suas habilidades técnicas e de relacionamento e, sempre que possível, entregue mais do que o esperado.

  1. Fale bem em público

Expor ideias com clareza, apresentar bem seus argumentos e ser bem compreendido por quem está escutando. Falar bem em público é uma habilidade muita desejada pelas empresas nos profissionais, que devem se sair bem em reuniões, conferências e palestras. É um diferencial competitivo e pode garantir vantagens até na hora do processo seletivo.

  1. Seja responsável

Ao executar suas tarefas, seja minucioso e atento aos detalhes. Entenda seu papel em toda a estrutura de negócios e realize todas as demandas com o mesmo padrão de qualidade. Tome a responsabilidade do seu trabalho para si e nunca deixe que as suas falhas sejam atribuídas a outras pessoas. Ser responsável também é ser pontual e colaborar com o trabalho de toda a equipe.

  1. Trabalhe com autonomia

A autonomia é um ativo de carreira muito importante para todos os membros envolvidos no processo de trabalho de uma empresa. Quando um empregado realiza suas funções de forma independente, os resultados são maiores. Por isso, demonstre sua capacidade de executar tarefas com liberdade, para que seu líder confie e conceda a tão sonhada autonomia. É essencial manter uma comunicação bastante aberta e trabalhar constantemente a relação de parceria.

  1. Exerça o intra empreendedorismo

Empreender pode ser mais simples do que você imagina e nem sempre está relacionado à ideia de abrir uma nova empresa. No intraempreendedorismo, você pode ter novas ideias para aprimorar os processos já existentes na organização, alcançando vantagens como redução de custos, novos mercados e resultados maiores.

Se você gostou desse artigo, acesse nosso texto sobre crescimento profissional e veja dicas sobre como melhorar suas habilidades e identificar novas oportunidades.

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