Teste a/b: aprenda tudo sobre a técnica e descubra como melhorar as vendas

Teste a/b: aprenda tudo sobre a técnica e descubra como melhorar as vendas

Qual empresa quer vender menos e ter resultados menores? Nenhuma! Se você está buscando formas de aumentar seus resultados com estratégia digital, algumas técnicas e ferramentas tecnológicas podem ajudar.

O teste a/b é uma metodologia muito utilizada no marketing que tem trazido bons resultados às empresas, com a possibilidade de ampliar a taxa de conversão em vendas e incrementar os números do balanço mensal ou mesmo anual.

Não sabe o que é? A gente ensina tudo o que você precisa saber!

O que é teste a/b?

O teste a/b é uma ferramenta do marketing que examina variáveis de uma plataforma de comunicação para ver o que funciona por melhor. Por exemplo: qual cor de botão em links de cadastro dá mais resultados ou qual formato de e-mail marketing tem melhor taxa de conversão.

Essas variáveis são elementos de design e testam o impacto visual da página, site, mensagem, etc. O teste a/b avalia somente uma variável. Para verificar mais de uma variável ao mesmo tempo, é necessário executar o teste multivariável.

O teste a/b pode e deve ser usado quando a empresa quer testar um elemento novo site ou quer verificar se algum detalhe no visual está interrompendo a experiência de navegação do usuário e precisa ser alterado.

Como fazer teste a/b?

No teste a/b são analisadas duas versões de uma página na internet com o intuito de verificar qual traz melhores resultados (ou melhor taxa de conversão).

Nesse formato, são usados dois componentes:

Controle: um elemento que já existe na página e você quer testar como funcionaria de outra maneira.

Variação: versão variante do controle, que confrontará qual é melhor.

Depois de definir esses componentes, você envia a página para os clientes acessarem. Uma parte recebe a que tem o elemento controle e outra, a variação. Aí é só analisar o funcionamento de cada uma.

Uma observação importante é que os resultados só são sólidos quando um grande volume de usuários participando do teste, representando um bom percentual do seu público total.

Quais elementos podem ser testados?

O teste a/b analisa os elementos de composição de uma página na internet. Ele pode ser feito com:

  • Títulos da página;
  • URL;
  • Cor de fundo;
  • Formato/cor do botão compartilhar;
  • Formato do formulário de cadastro;
  • Título do e-mail;
  • Organização geral;
  • Imagens;
  • Ícones;
  • Divisão do texto.

E essas são apenas algumas opções. Você pode fazer o teste a/b com vários elementos. Profissionais especializados vão encontrar o que possivelmente está errado e apresentar variáveis com maior possibilidade de retorno.

Por que usar teste a/b?

O teste a/b é uma forma de analisar o que realmente funciona no seu site ou outra página na internet. Os dados têm base em respostas reais e saem do caminho da opinião pessoal para argumentos inteligentes, com comprovação em pesquisas.

Os resultados são bastante confiáveis e ajudam a melhorar a taxa de conversão do seu site. Afinal, se os elementos visuais agradam o usuário, sua experiência é otimizada, ele permanece mais tempo na sua página e isso contribui para vender mais.

Não se esqueça de que é necessário investir em ferramentas próprias para esse tipo de teste, com uma boa amostragem e propondo mudanças que realmente influenciem os resultados gerais do negócio.

Tem outras dúvidas sobre universo empresarial e gestão? Deixe um comentário que vamos tentar te ajudar!

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