Teste a/b: aprenda tudo sobre a técnica e descubra como melhorar as vendas
Qual empresa quer vender menos e ter resultados menores? Nenhuma! Se você está buscando formas de aumentar seus resultados com estratégia digital, algumas técnicas e ferramentas tecnológicas podem ajudar.
O teste a/b é uma metodologia muito utilizada no marketing que tem trazido bons resultados às empresas, com a possibilidade de ampliar a taxa de conversão em vendas e incrementar os números do balanço mensal ou mesmo anual.
Não sabe o que é? A gente ensina tudo o que você precisa saber!
O que é teste a/b?
O teste a/b é uma ferramenta do marketing que examina variáveis de uma plataforma de comunicação para ver o que funciona por melhor. Por exemplo: qual cor de botão em links de cadastro dá mais resultados ou qual formato de e-mail marketing tem melhor taxa de conversão.
Essas variáveis são elementos de design e testam o impacto visual da página, site, mensagem, etc. O teste a/b avalia somente uma variável. Para verificar mais de uma variável ao mesmo tempo, é necessário executar o teste multivariável.
O teste a/b pode e deve ser usado quando a empresa quer testar um elemento novo site ou quer verificar se algum detalhe no visual está interrompendo a experiência de navegação do usuário e precisa ser alterado.
Como fazer teste a/b?
No teste a/b são analisadas duas versões de uma página na internet com o intuito de verificar qual traz melhores resultados (ou melhor taxa de conversão).
Nesse formato, são usados dois componentes:
Controle: um elemento que já existe na página e você quer testar como funcionaria de outra maneira.
Variação: versão variante do controle, que confrontará qual é melhor.
Depois de definir esses componentes, você envia a página para os clientes acessarem. Uma parte recebe a que tem o elemento controle e outra, a variação. Aí é só analisar o funcionamento de cada uma.
Uma observação importante é que os resultados só são sólidos quando um grande volume de usuários participando do teste, representando um bom percentual do seu público total.
Quais elementos podem ser testados?
O teste a/b analisa os elementos de composição de uma página na internet. Ele pode ser feito com:
- Títulos da página;
- URL;
- Cor de fundo;
- Formato/cor do botão compartilhar;
- Formato do formulário de cadastro;
- Título do e-mail;
- Organização geral;
- Imagens;
- Ícones;
- Divisão do texto.
E essas são apenas algumas opções. Você pode fazer o teste a/b com vários elementos. Profissionais especializados vão encontrar o que possivelmente está errado e apresentar variáveis com maior possibilidade de retorno.
Por que usar teste a/b?
O teste a/b é uma forma de analisar o que realmente funciona no seu site ou outra página na internet. Os dados têm base em respostas reais e saem do caminho da opinião pessoal para argumentos inteligentes, com comprovação em pesquisas.
Os resultados são bastante confiáveis e ajudam a melhorar a taxa de conversão do seu site. Afinal, se os elementos visuais agradam o usuário, sua experiência é otimizada, ele permanece mais tempo na sua página e isso contribui para vender mais.
Não se esqueça de que é necessário investir em ferramentas próprias para esse tipo de teste, com uma boa amostragem e propondo mudanças que realmente influenciem os resultados gerais do negócio.
Tem outras dúvidas sobre universo empresarial e gestão? Deixe um comentário que vamos tentar te ajudar!
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