Persona: veja como esse conceito tem transformado a forma de divulgar e vender das empresas
Todo mundo já percebeu: os consumidores estão mais informados e, com isso, mais exigentes e demandado entregas personalizadas e mais exclusivas.
Além de mais conscientes e preocupados com o impacto do processo produtivo no meio ambiente, estão ávidos por novidades e não aceitam qualquer coisa – a solução deve se encaixar perfeitamente à sua necessidade (ou à sua dor, como os teóricos do marketing gostam de dizer).
Para que a customização aconteça, a segmentação do público é uma das etapas mais importantes na hora de fazer o planejamento de atuação e a identificação de cada persona ajuda a empresa a se organizar e realizar o marketing com mais eficiência.
Persona: a base das relações entre marca e consumidores no universo digital
Já é praticamente impossível para as empresas estarem fora das plataformas digitais. Se sua organização tem um site, e-commerce ou presença em mídias sociais, provavelmente você já escutou o termo persona. Mas sabe exatamente o que ele significa?
Chamamos de persona a representação semifictícia do cliente ideal. De maneira geral, é a criação de um personagem com características em comum que vai facilitar a oferta de serviços e toda a comunicação e marketing.
Difere-se do público-alvo, pois, enquanto este é generalista, a persona é específica, traz um roteiro de características, é nomeado, tem um backgrouns pessoal e profissional e é a base para a construção de conteúdo online – a essência da comunicação digital.
Para ficar mais claro, segue exemplo que como um cliente é descrito no público-alvo e no formato de persona.
Público-alvo
Homens de 45-55 anos, residentes em São Paulo, que precisam terceirizar o serviço de contabilidade.
Persona
João é um empresário de 48 anos que mora em São Paulo. Está no segundo casamento e seu filho trabalha na empresa, aprendendo as funções do pai. Atualmente precisa do apoio de um contador terceirizado, para otimizar as demandas da área, deixando-o com mais tempo para as estratégias de negócio.
Quando a empresa desenvolve a persona de um cliente ideal, é mais fácil pensar na solução que atenderia a sua demanda, trabalhando com customização e conteúdos segmentados. Um método muito mais acertado.
E não existe número certo: cada empresa desenvolve o número de personas adequado à sua certeira.
Como desenvolver uma persona?
A criação de uma persona não pode ser feita de forma aleatória. Essa é uma técnica que exige pesquisa e entrevistas.
Sua empresa pode enviar formulários para os clientes atuais, fazer pesquisas em redes sociais e usar softwares de análise de dados.
O importante é contar com uma base de dados sólida para que as personas sejam realmente a representação do seu público.
Benefícios proporcionados pelo uso de personas
Por fim, apresentamos algumas vantagens para as empresas que constroem sua estratégia com base nos interesses das personas.
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Você identifica se a imagem que sua empresa quer passar está alinhada ao que o cliente enxerga;
- Ao entender em profundidade a dor da persona, a solução atinge pontos diretos, com mais possibilidade de acerto;
- Conhecendo seus objetivos, apresenta caminhos para que o cliente possa chegar até lá;
- Entende melhor como fazer a comunicação: redes sociais, e-mail, com vídeos, imagens, conteúdo explicativo, etc.;
- Compreende melhor os hábitos de consumo;
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Humaniza a mensagem, ao transformar essas características em um personagem com desejos, objetivos e dores.
Se você está interessado em como os dados online contribuem para os negócios, leia também nosso artigo sobre clusterização.
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