Redes sociais para MEI: como usar as plataformas no seu negócio?
Não dá mais para ignorar as redes sociais e seu poder de influenciar comportamentos e a decisão de compras do consumidor.
Segundo o livro “Monitoramento e métricas de mídias sociais: do estagiário ao CEO”, escrito por Diego Monteiro e Ricardo Azarite, “estar nas mídias sociais não é uma opção, como anunciar numa revista ou num jornal. É uma necessidade básica de uma organização do século XXI”.
Isso vale também no caso de redes sociais para MEI e, na prática, significa que essas plataformas são muito mais do que uma vitrine de divulgação – elas são um canal de relacionamento que ajuda a incrementar os resultados do negócio.
Por que usar redes sociais para MEI?
Se você está pensando que as redes sociais para MEI são apenas um modismo passageiro, pode mudar de ideia.
Esses canais vieram para ficar e, mesmo que os sites preferidos mudem com o tempo (como a queda do Orkut para ascensão do Facebook), é necessário ver as redes como um importante meio de relacionamento com o consumidor.
Listamos alguns motivos que vão te convencer a criar um conta nas redes sociais ou passar a deixa-la mais ativa.
Entenda o comportamento do seu consumidor
As redes sociais dizem muito sobre o comportamento do consumidor: suas necessidades, dores e desejos. Acompanhando as tendências, sua marca é capaz de desenvolver novos produtos e serviços e estar sempre alinhada aos anseios do público.
Relacionamento mais forte com o público
Nos canais tradicionais de comunicação, a relação com o público costuma ser unilateral: a marca fala e o consumidor escuta. Nas redes sociais, esse cenário é transformado e cliente também tem a oportunidade de falar com a empresa.
O MEI deve aproveitar o formato de comunicação bilateral como uma troca de ideias, criando uma verdadeira relação com o consumidor: escute o que ele tem a dizer e mostre a importância dele para o negócio.
Conquiste clientes mais engajados com sua marca
Se o consumidor usa as páginas sociais para reclamar de problemas com as empresas, ele também as utiliza para parabenizar ações que mais gosta.
Saber usar as redes sociais para MEI com inteligência e de forma estratégica pode criar clientes mais engajados com o seu negócio, que se tornam verdadeiros advogados da sua marca e ajudam a divulga-la para mais pessoas, incrementando sua carteira de clientes.
Melhores redes sociais para MEI
Existem diversas redes sociais na internet, cada uma com um objetivo diferente: estar em contato com os amigos, fortalecer círculos profissionais, postar fotos e emitir opiniões. Veja a nossa seleção de melhores redes sociais:
O Facebook é a rede social mais popular do mundo, reunindo mais de 2 bilhões de usuários. A plataforma permite a criação de uma página para o negócio e possui uma importante ferramenta de marketing, o Facebook Ads.
Essa é opção de anúncios da rede, em que a empresa pode criar postagens pagas, com botão de ação como ligar, entrar no site, confirmar presença em evento, mandar mensagem inbox, comprar, entre outras.
O Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários e 80% deles seguem pelo menos uma empresa. Negócios de todos os portes conseguem incrementar os resultados com o Instagram, já que a rede permite a descoberta de novas marcas e até a inclusão de links de vendas nas postagens.
O principal aplicativo de mensagens do mundo também pode ser uma excelente rede social para MEI.
A plataforma permite envio de vídeos, mensagens de texto, fotos e até documentos. Você pode compartilhar catálogos, promoções e fotos dos produtos, além de combinar pontos de entrega.
Com o WhatsApp Business – versão empresarial do aplicativo – ainda dá para conferir dados de engajamento dos usuários, aprimorando a comunicação.
Como aumentar as vendas com as redes sociais
Agora que você já sabe a importância das redes sociais para MEIs, reunimos 4 dicas para melhorar sua página e aumentar as vendas:
1. Escolha a rede social adequada
O primeiro passo é escolher a rede social perfeita para seu negócio. As três citadas aqui, são excelentes para diferentes empresas, mas é sempre bom fazer uma pesquisa para identificar em qual plataforma seu público está.
2. Dê feedback para seus seguires
Sempre responda aos seguidores e escute o que eles têm a dizer. Lembre-se: ter um perfil nas redes socias, atuando com a mesma comunicação dos canais tradicionais não gera qualquer resultado.
3. Compartilhe conteúdo relevante
Além de divulgar produtos e serviços, compartilhe conteúdo que seja interessante para o seu consumidor: dicas, informações e curiosidades são alguns exemplos para atrair o público e criar vínculos.
4. Fique atento às tendências e ao que funciona melhor para seu negócio
Por fim, lembre-se de estar sempre atualizado sobre as tendências de comunicação e de verificar os resultados. Afinal, cada empresa é única e funciona de um jeito diferente.
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