Certificado digital MEI: entenda o que é e se vale a pena ter
Se formalizar como um microempreendedor individual (MEI) e regularizar sua situação de trabalhador autônomo traz uma série de benefícios, como tributação diferenciada, a possibilidade de emitir notas fiscais e acesso a linhas de créditos bancárias para pessoas jurídicas, entre outros.
Mas a formalização também traz uma série de dúvidas, a exemplo da documentação, atividades permitidas, pagamento de impostos e obrigações legais.
Neste post você vai saber mais sobre o certificado digital MEI e de que forma ele pode facilitar os seus negócios no dia a dia. Confira!
O que é o certificado digital MEI?
O empresário pode até confundir, mas o certificado digital MEI é diferente do Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI). Enquanto este é o certificado que formaliza o registro do MEI, o primeiro é um método de identificação da empresa.
Explicando melhor: o certificado digital MEI funciona como um documento virtual que permite ao empreendedor a realização de transações online, com validade jurídica e sem a necessidade de reconhecimento de firma.
Esse certificado é uma identidade virtual aceita em todo o mundo, protegendo sua empresa nas operações realizadas na internet.
Saiba porque contar com uma gestão contábil especializada é tão importante para todo tipo de negócio.
Como funciona o certificado digital MEI?
O certificado digital MEI funciona por meio de uma chave criptografada de segurança, que garante a proteção, confidencialidade e a integridade da sua marca na internet.
Sempre que for emitir uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), uma Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), uma Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) ou uma Nota Fiscal Eletrônica Avulsa, será exigido o certificado digital. Portanto, se você está pensando em deixar o negócio mais moderno e passar a operar na internet, providencie sua documentação.
Para emitir seu certificado digital MEI, escolha uma Autoridade Certificado (AC) – uma espécie de cartório digital – e siga o passo a passo da empresa selecionada. Você pode verificar a lista de AC credenciadas no site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).
4 benefícios do certificado digital para o seu negócio
Para o empreendedor ter certeza sobre as facilidades garantidas pelo certificado digital MEI, listamos 4 benefícios de conseguir sua validação digital e ter o a assinatura virtual com valor jurídico.
1. Transações digitais mais seguras
A internet ainda é um meio que atrai fraudadores de todos os tipos. Para tornar sua empresa mais segura e, consequentemente, atrair mais clientes, o certificado digital é fundamental.
Por ser criptografado, esse certificado deixa as suas informações protegidas e dificulta a vida do usuário que quer acessar os dados da sua empresa.
2. Nota fiscal mais fácil
Apenas com o certificado digital MEI será possível emitir notas fiscais eletrônicas, com comprovação de identidade, autoria e da veracidade das informações prestadas no documento.
3. Menos burocracia
Quem não quer menos burocracia no dia a dia da empresa? O certificado digital facilita a vida do empresário, já que substitui a necessidade de documentos autenticados em cartório, no caso de transações virtuais.
É mais simples, é fácil e é bem mais barato!
4. Declaração do Imposto de Renda mais simples
Com o certificado digital, fica mais fácil transferir as informações para a sua declaração do imposto de renda, evitando falhas, inconsistências e problemas com a Receita Federal.
Se você tem dúvidas contate a Profap. Te daremos suporte para você ficar mais tranquilo no gerenciamento do seu negócio!
Sem comentários
Você pode postar o primeiro comentário