Quando contratar um novo funcionário para empresa? Faça o teste e confira!
Contratar um novo funcionário para seu negócio é uma atitude que exige planejamento e análise. Especialmente em tempos de crise, essa decisão deve ser tomada de forma criteriosa, avaliando todos os custos fixos envolvidos. Afinal, mesmo que o novo funcionário não dê resultados imediatos, esses valores sairão todos os meses da conta da empresa.
Para ter certeza de que a contratação é realmente necessária, sem colocar em risco a sustentabilidade da organização e prejudicar o próprio negócio, é bom levar em consideração o custo-benefício e pensar de forma estratégica. Talvez seja possível aumentar a produtividade com a equipe atual, ou repensar métodos. O importante é focar na solidez da empresa.
Cenário da empresa dá sinais sobre a hora de contratar um novo funcionário
E se você está achando que identificar o momento exato de contratar um novo funcionário é quase impossível, fique calmo! A própria empresa dá sintomas de que está na hora.
Funcionários estão abrindo mão da vida pessoal
Se a sua equipe atual está fazendo excessivas horas extras e perdendo qualidade de vida, é sinal de que pode estar sobrecarregada. Em determinados períodos do ano, é normal que haja uma quantidade maior de trabalho a ser feito, mas se os funcionários vivem para trabalhar, é hora de chamar um par extra de mãos (ou mais, de acordo com a necessidade).
Empresa está dispensando clientes
Quando você começa a dizer não a novos clientes porque sabe que a sua equipe não conseguirá atender os prazos, também é hora de avaliar a contratação. Pense sobre a rentabilidade dos novos negócios e nos custos envolvidos com a chegada de um novo funcionário. Se o saldo for positivo, comece o processo seletivo.
Atendimento está aquém do comum
O atendimento está caindo de qualidade? A sobrecarga de trabalho e acúmulo de funções podem gerar estresse para os funcionários, impactando diretamente no relacionamento com os clientes. Se muita gente está reclamando, pode ser o momento de avaliar o incremento da equipe.
Teste ajuda a identificar se está na hora de fazer a contratação
Ainda está em dúvida sobre a contratação? O diretor-executivo do Instituo Brasileiro de Coaching, Marcus Marques, tem a solução para o seu problema. Pensando em como essa decisão impacta a empresa, ele desenvolveu um teste de dez perguntas para ajudar líderes a identificarem o momento exato de partir para a contratação, sem haja erro no timing.
Responda às perguntas abaixo. Cada uma delas vale um ponto. Ao final do questionário, te mostraremos os resultados.
- Sua empresa está estruturada financeiramente para aumentar o custo fixo da folha de pagamento?
- Esse novo funcionário contribuirá para o crescimento efetivo do seu negócio?
- Existe uma demanda real e de longo prazo que justifique essa contratação?
- Você tem certeza de que essa necessidade empresarial está diretamente relacionada à contratação de um novo funcionário?
- Está claro para você quais são as habilidades e expertise que esse novo funcionário deve aportar na empresa?
- Você já considerou a hipótese de terceirizar essa demanda específica, buscando inteligência externa para resolver o problema?
- Essa nova contratação vai desenvolver um trabalho que você ou alguém da equipe não pode executar e/ou aprender?
- Você tem percebido problemas na qualidade da entrega e do atendimento de sua empresa que justifiquem a contratação?
- A estrutura física atual de sua empresa (espaço, mesa, computador) está preparada para receber esse novo funcionário?
- Você já considerou e refletiu, de maneira aprofundada, sobre o que aconteceria em sua empresa se você não fizesse essa contratação?
Confira os resultados
0-7 pontos: é hora de contratar!
4-6 pontos: você ainda pode esperar.
0-3 pontos: busque outra forma de resolver o problema.
Pense em alternativas
Um funcionário pode custar até 60% a mais do salário efetivo, de acordo com o regime de tributação da empresa, e esse é um valor que não dá para negociar.
Se o aumento na demanda de trabalho é temporário, redistribua as tarefas ou pense na contratação de um freelancer. Soluções externas, como novos equipamentos ou terceirização também pode ajudar.
Como já dito anteriormente, o mais importante é manter o foco na sustentabilidade e analisar todas as variáveis.
Essas dicas foram úteis? Compartilhe na sua rede profissional e ajude outras pessoas a decidirem se está ou não na hora de contratar um novo funcionário.
Sem comentários
Você pode postar o primeiro comentário