Quando contratar um novo funcionário para empresa?

Quando contratar um novo funcionário para empresa? Faça o teste e confira!

Contratar um novo funcionário para seu negócio é uma atitude que exige planejamento e análise. Especialmente em tempos de crise, essa decisão deve ser tomada de forma criteriosa, avaliando todos os custos fixos envolvidos. Afinal, mesmo que o novo funcionário não dê resultados imediatos, esses valores sairão todos os meses da conta da empresa.

Para ter certeza de que a contratação é realmente necessária, sem colocar em risco a sustentabilidade da organização e prejudicar o próprio negócio, é bom levar em consideração o custo-benefício e pensar de forma estratégica. Talvez seja possível aumentar a produtividade com a equipe atual, ou repensar métodos. O importante é focar na solidez da empresa.

Cenário da empresa dá sinais sobre a hora de contratar um novo funcionário

E se você está achando que identificar o momento exato de contratar um novo funcionário é quase impossível, fique calmo! A própria empresa dá sintomas de que está na hora.

Funcionários estão abrindo mão da vida pessoal

Se a sua equipe atual está fazendo excessivas horas extras e perdendo qualidade de vida, é sinal de que pode estar sobrecarregada. Em determinados períodos do ano, é normal que haja uma quantidade maior de trabalho a ser feito, mas se os funcionários vivem para trabalhar, é hora de chamar um par extra de mãos (ou mais, de acordo com a necessidade).

Empresa está dispensando clientes

Quando você começa a dizer não a novos clientes porque sabe que a sua equipe não conseguirá atender os prazos, também é hora de avaliar a contratação. Pense sobre a rentabilidade dos novos negócios e nos custos envolvidos com a chegada de um novo funcionário. Se o saldo for positivo, comece o processo seletivo.

Atendimento está aquém do comum

O atendimento está caindo de qualidade? A sobrecarga de trabalho e acúmulo de funções podem gerar estresse para os funcionários, impactando diretamente no relacionamento com os clientes. Se muita gente está reclamando, pode ser o momento de avaliar o incremento da equipe.

Teste ajuda a identificar se está na hora de fazer a contratação

Ainda está em dúvida sobre a contratação? O diretor-executivo do Instituo Brasileiro de Coaching, Marcus Marques, tem a solução para o seu problema. Pensando em como essa decisão impacta a empresa, ele desenvolveu um teste de dez perguntas para ajudar líderes a identificarem o momento exato de partir para a contratação, sem haja erro no timing.

Responda às perguntas abaixo. Cada uma delas vale um ponto. Ao final do questionário, te mostraremos os resultados.

  1. Sua empresa está estruturada financeiramente para aumentar o custo fixo da folha de pagamento?
  2. Esse novo funcionário contribuirá para o crescimento efetivo do seu negócio?
  3. Existe uma demanda real e de longo prazo que justifique essa contratação?
  4. Você tem certeza de que essa necessidade empresarial está diretamente relacionada à contratação de um novo funcionário?
  5. Está claro para você quais são as habilidades e expertise que esse novo funcionário deve aportar na empresa?
  6. Você já considerou a hipótese de terceirizar essa demanda específica, buscando inteligência externa para resolver o problema?
  7. Essa nova contratação vai desenvolver um trabalho que você ou alguém da equipe não pode executar e/ou aprender?
  8. Você tem percebido problemas na qualidade da entrega e do atendimento de sua empresa que justifiquem a contratação?
  9. A estrutura física atual de sua empresa (espaço, mesa, computador) está preparada para receber esse novo funcionário?
  10. Você já considerou e refletiu, de maneira aprofundada, sobre o que aconteceria em sua empresa se você não fizesse essa contratação?

Confira os resultados

0-7 pontos: é hora de contratar!

4-6 pontos: você ainda pode esperar.

0-3 pontos: busque outra forma de resolver o problema.

Pense em alternativas

Um funcionário pode custar até 60% a mais do salário efetivo, de acordo com o regime de tributação da empresa, e esse é um valor que não dá para negociar.

Se o aumento na demanda de trabalho é temporário, redistribua as tarefas ou pense na contratação de um freelancer. Soluções externas, como novos equipamentos ou terceirização também pode ajudar.

Como já dito anteriormente, o mais importante é manter o foco na sustentabilidade e analisar todas as variáveis.

Essas dicas foram úteis? Compartilhe na sua rede profissional e ajude outras pessoas a decidirem se está ou não na hora de contratar um novo funcionário.

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