Clusterização: entenda por que a segmentação incrementa os resultados da sua empresa
Você consegue descrever as características do seu público e as melhores maneiras de atingi-lo, garantindo mais aderência e volume de vendas? Ou entende como mostrar de que maneira a sua solução é mais adequada para atender uma demanda?
Entender o conceito do seu negócio e como os clientes se relacionam com sua marca e seu produto é fundamental para desenvolver a melhor estratégia.
Um bom caminho a ser seguido nesse sentido é a clusterização. Uma prática nascida no universo do marketing, a formação de clusters vai além da publicidade e impacta o resultado geral da organização.
Clusterização: saiba o que é
Clusterização é um termo adaptado que não existe na língua portuguesa. Basicamente, é o ato de formar um cluster.
Cluster são formações de grupos de pessoas, produtos, ações, etc, que tenham características semelhantes.
No marketing, o termo refere-se a uma fatia específica de consumidores. Mais do que definir simplesmente um público-alvo – as características gerais do cliente, o cluster traz dados mais aprofundados, trabalhando de forma segmentada para potencializar os resultados.
Público-alvo X cluster
O público-alvo era muito utilizado na comunicação, de forma geral, mas para as estratégias mais atuais, a sua definição simplista de clientes potenciais já não é mais suficiente.
Dizer que o público-alvo da instituição é composto, em sua maioria, por mulheres de 35-45 anos, classe C, com ensino médio é um resumo de dados muito raso que pouco contribui para a criação de sua estratégia.
Já o processo de clusterização, considerado o primeiro passo para a definição de personas, usa as informações fornecidas pelas tecnologias analíticas mais modernas para separar esse público em grupos mais uniformes, facilitando a forma de enviar a mensagem e oferecer soluções.
Usando como exemplo o público-alvo acima, é possível separar essas mulheres por características como: filhos, casamento, profissão, se gostam de esporte, hobbies, etc.
Como a clusterização melhora os resultados?
Pensando no tipo de características citadas anteriormente, o que seria mais fácil: enviar um e-mail de ofertas para os clientes conhecendo apenas as características suas características gerais ou sabendo mais detalhes?
Por meio da clusterização, a empresa melhora o tipo de mensagem que envia ao público, como promoções de produtos com mais propensão de aquisição ou um serviço de pós-venda alinhado à compra anterior. Isso fortalece a relação e, consequentemente, incrementa as vendas.
Com um mercado mais segmentado e a exigência por produtos customizados cria novas demandas. A avaliação da carteira de clientes do modelo de clusters ajuda a enxergar melhor essas necessidades e aperfeiçoa todo a técnica de atração e vendas.
Clusterização com análise de dados – como segmentar os clientes?
As ferramentas de análise de dados são a base da clusterização de clientes. Os dados disponibilizados nas diversas plataformas digitais permitem identificar padrões e agrupar o público a partir dos interesses comuns.
Para que esse método seja adequadamente aplicado, é muito importante que a empresa conte com um especialista em análise e mensuração de dados.
Embora essas informações e a clusterização feita a partir delas sejam determinantes para uma estratégia de negócios, ainda não poucos os profissionais que realizam esse tipo de trabalho com toda a qualidade exigida. Portanto, a orientação é pesquisar muito antes de contratar ou mesmo terceirizar a demanda.
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