O que é Anarcocapitalismo e o Libertarianismo? Entenda os conceitos e suas diferenças!
Nos últimos tempos, a liberdade individual e econômica tem sido pauta de muitos debates. Mas, se por um lado as discussões fomentam novas formas de enxergar o mundo, por outro, causam algumas dúvidas sobre definições e de que maneira essa liberdade afetaria as nossas vidas.
Nesse post, vamos esclarecer as semelhanças e diferenças entre anarcocapitalismo e libertarianismo – movimentos que defendem a liberdade das pessoas, mas de maneiras bastante distintas.
Entenda por que o liberalismo é bom para empreendedores.
O que é anarcocapitalismo?
Também chamado de anarquismo de livre mercado ou anarquismo libertário, o anarcocapitalismo é uma corrente filosófica, política e capitalista que promove a eliminação do estado.
Nesse cenário, há a soberania do indivíduo, por meio da defesa à propriedade privada e do livre mercado.
Anarcocapitalistas defendem que serviços essenciais como educação e saúde devem ser oferecidos de maneira mercadológica, por meio de concorrência, e as atividades pessoais e econômicas seriam geridas de forma provada, sem interferência política.
Nesse modelo econômico, é proibido fraudar ou coagir pessoas e seus bens e há a crença de a propriedade é a única forma de pagar por direitos individuais. Aqui, a existência do Estado é vista como contraditória.
O que é libertarianismo?
Também chamado de libertarismo, o libertarianismo tem como base o princípio de não-agressão – um axioma ético que condena e pune comportamentos que iniciam algum tipo de agressão contra outros indivíduos.
Os libertários são a favor dos direitos naturais, com mais liberdade civil e menos interferência (ou total eliminação) do Estado. São frequentemente associados ao anarcocapitalismo, mas na prática não são a mesma coisa.
Esquerda libertária X direita libertária
O libertarianismo pode ser entendido de maneiras muito diferentes a partir de duas frentes: esquerda e direita.
A esquerda libertária propõe mais liberdade individual e igualdade social. Aqui, não há propriedade individual, mas coletiva, com gestão de recursos naturais feita igualitariamente.
Já a direita libertária defende a propriedade privada as políticas de livre mercado, com pilares fincados no liberalismo econômico.
Quem é beneficiado pelo liberalismo? Saiba mais em nosso post sobre o assunto.
Diferenças e semelhanças
Ambos os movimentos defendem mais liberdades civis e o princípio de não-agressão. Enquanto os anarcocapitalistas defendem a eliminação do estado, com gestão privada de serviços educacionais, de saúde e de segurança, o libertarismo propõe apenas sua limitação.
Embora os dois conceitos falem sobre liberdade, na prática, são empregados de forma diferente e com objetivos distintos.
De forma resumida, o libertarianismo defende que as pessoas podem fazer o que desejam, desde que suas ações não prejudiquem outros indivíduos.
O anarcocapitalismo seria uma forma mais extrema do libertarianismo, com uma defesa mais forte das liberdades individuais e sem assistência do Estado (já que ele não existiria) em serviços básicos para a população.
Os dois conceitos estão bastante interligados e podem gerar boas discussões sobre nosso atual modelo de economia.
Enquanto não chegamos a um modelo ideal de estruturação econômica, é importante adotar novas estratégias para fazer os negócios prosperarem. Conheça os serviços da Profap e saiba como podemos te ajudar a ter mais tempo para gerenciar o planejamento estratégico da sua empresa.
Sem comentários
Você pode postar o primeiro comentário