Mercado de trabalho: vale a pena contratar na crise?

Mercado de trabalho: vale a pena contratar na crise?

Em tempos de crise política e recessão econômica é muito recorrente que se fale sobre o impactante número de desempregados, as empresas que se veem forçadas a fechar as portas e a dificuldade de se encontrar novos postos de trabalho.

Destaca-se também o fato de os momentos de crise serem a maior oportunidade para o empreendedorismo. Quantos negócios de sucesso nascem do desemprego e da aparente falta de saída?

A crise abre, no entanto, uma oportunidade sobre a qual quase não se fala: a de contratar funcionários de excelência. Afinal, quantos trabalhadores excelentes perderam seus postos e estão disponíveis para o mercado de trabalho, o que dificilmente aconteceria em outro contexto?

Então momentos delicados como este são propícios para a contratação? Confira abaixo algumas dicas sobre o assunto.

Por que vale a pena contratar na crise?

Crises são cíclicas, portanto é preciso aprender a passar por elas. Poucas, no entanto, conseguem passar pelas primeiras ameaças, visto que de cada cinco empresas, três fecham as portas logo depois do quinto ano.

Contratar se torna, assim, uma iniciativa estratégica que pode render excelentes resultados, quando feita de modo analisado. Algumas razões para contratar são:

  • Momentos de crise podem fazer com que a empresa se desestruture e perca os parâmetros de sua visão estratégica. Agregar novas pessoas para a equipe, experientes e cheias de disposição para o novo trabalho, costuma fazer com que o negócio encontre seu rumo novamente e redefina suas prioridades e metas.
  • Há excelentes profissionais no mercado. Diante da dificuldade que muitas empresas enfrentam de manterem-se abertas e com as folhas de pagamento em dia, muitos trabalhadores experientes e muito bem qualificados que estão disponíveis. Num país no qual se reclama tanto acerca da falta de mão de obra qualificada, essa é uma oportunidade que pode demorar a se repetir.
  • Gente nova na empresa aquece a competitividade. Os novos funcionários chegam conscientes dos problemas atuais do mercado e do volume de pessoas procurando por novos postos, e os antigos funcionários recebem um sinal de que a empresa está em busca de novas soluções.
  • Diferentes visões resultam em diferentes e inovadoras soluções para os problemas, além de aceleração dos processos de estabelecimento e concretização de metas.
  • Se o contexto é de corte de pessoal e revisão de funções, essa é a hora de enxugar e potencializar os talentos, contratando pessoas que verdadeiramente se encaixem nas necessidades estabelecidas pela empresa.

Contratar com assertividade

Contratar em tempos de crise pode representar uma excelente oportunidade, de fato. No entanto, é preciso ser assertivo.

O momento exige que a empresa repense sua estrutura e reavalie tanto seus serviços quanto seu pessoal. Se a opção é por contratar, deve-se buscar pelos talentos temporariamente disponíveis no mercado, e ter a certeza de que aquele profissional se encaixa nas necessidades identificadas pelo negócio.

Além disso, a empresa deve compreender que apenas exigir não é suficiente. É preciso oferecer, afinal, tanto antigos quanto novos funcionários sabem e sentem que o período é de baixa expectativa e ameaça.

Por isso, a política de benefícios deve ser cuidadosamente pensada, para que ânimo seja injetado na equipe e para que todos se voltem novamente para a filosofia e objetivos da empresa.

E não se esqueça: o que não vale a pena é não ousar por medo do momento, afinal, após uma calmaria sempre surgirá uma crise. Ouse. Busque alternativas. Foque no que sua empresa faz de melhor. E trabalhe para que ela faça sempre o melhor.

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