5 dicas para inovar em seu negócio
Escolher uma área na qual investir pode ser muito difícil para o empreendedor. Também não é fácil conquistar e fidelizar clientes, nem criar uma imagem marcante de sua marca.
No entanto, entre todas as dificuldades enfrentadas por uma empresa, talvez a principal seja superar a mesmice, reconhecer que o que deu muito certo em algum momento pode não estar mais funcionando, e saber inovar de modo certeiro.
O tempo médio de vida das empresas brasileiras é de três anos, o que é assustadoramente pouco tempo, principalmente se pensarmos no investimento necessário para iniciar um negócio. Quer fugir dessa estatística? Fique de olhos nas dicas a seguir!
1 – Reconheça as mudanças
O mercado e o público consumidor estão em constante mudança. Por isso, o empreendedor precisa estar de olho nas necessidades expressas por seus clientes.
Produtos e serviços devem ser atualizados e adaptados de acordo com as exigências do mercado e das novas possibilidades oferecidas pela tecnologia.
Você se lembra da Kodak, gigante do setor de equipamentos fotográficos, em especial filmes e máquinas fotográficas? A empresa faliu em 2012, sucumbindo à era digital que ela mesma ajudou a criar. Agora, a marca tenta se reinventar e voltar a ser relevante no mercado.
Isso mostra que todas as empresas, grandes ou pequenas, precisam acompanhar as mudanças do mundo moderno (que são cada vez mais rápidas!).
2 – Estude: o mercado, a concorrência, o público.
Você não está sozinho, há muita gente constantemente pensando em formas de inovar e compreender o mercado.
Livros, cursos (inclusive gratuitos!), palestras, enfim, capacitação é fundamental para que você tenha uma visão mais abrangente do mercado e conheça as práticas que estão dando certo mundo afora.
Além disso, é preciso conhecer muito bem a concorrência, tanto para saber o que está faltando no próprio negócio quanto para identificar o que não fazer.
3 – Invista em métodos de produção inovadores
Ao estudar o modelo de produção da empresa, é possível identificar quais aspectos precisam ser modificados, agilizados, melhorados.
Nesse ponto, também é relevante saber quais são os métodos de produção das concorrentes, afinal, saber o que dá certo e errado em outros lugares significa economia de tempo e dinheiro.
4 – Invistam em atendimento
A digitalização e automatização dos processos de produção têm se mostrado a opção mais eficiente para as empresas.
No entanto, é preciso não cair no erro de confundir automatização com impessoalidade. Investir em atendimento personalizado pode ser a iniciativa fundamental para fidelizar clientes (e garantir o velho e sempre importante boca a boca).
Personalizar tem relação com entender o perfil do cliente, fazer pesquisas de opinião, deixar que o cliente saiba as intenções e objetivos da empresa.
5 – Crie metas reais
Se a empresa está com poucos recursos para investir em inovação, é com esses poucos recursos que o primeiro passo deve ser dado. Analise o que você tem em mãos e o que pode ser feito com isso.
Depois, é preciso criar metas. No entanto, tais metas não podem ser altíssimas, ilusórias, pois elas obviamente não serão atingidas e acarretarão em frustração. Ser inovador significa correr riscos, mas também conhecer limites.
Uma margem possível de crescimento, uma economia possível de energia que não afete a eficiência da produção, certa economia no valor dos materiais, sem perda de qualidade do produto oferecido.
A meta plausível, quando atingida, estimula o estabelecimento da próxima meta e, assim, a roda da inovação e do crescimento segue sempre girando.
Compreender que a inovação é um percurso e não um ponto de chegada é fundamental para ter sucesso nesse caminho. E é preciso começar agora. Não deixe que sua empresa pare no tempo, você já nadou muito e morrer na praia não é uma opção.
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