Boca-a-boca: o marketing que impera no mercado brasileiro
Propagandas no instagram e facebook, reviews no Youtube, comentários no Twitter, avaliações e notas em sites diversos. O feedback online parece ter invadido o universo das empresas de modo definitivo. Afinal, se você que saber se um serviço ou produto é bom, basta procurar o que se fala dele na internet.
Inegavelmente, toda empresa precisa cuidar de sua reputação online. No entanto, os índices demonstram que os velhos meios de tornar-se conhecido e de consolidar a marca no mercado continuam valendo. E valendo muito!
Lembra-se do bom e velho boca-a-boca? Pois saiba que, no caso de negócios locais, ele é o meio mais utilizado pelos moradores para indicar (ou não) uma empresa. Veja logo abaixo como potencializar o boca a boca e torno de seu empreendimento.
Os benefícios do marketing boca-a-boca
- Não se opõe ao marketing dos canais digitais: a divulgação realizada nas mídias online tende a ser complexa, pois o mercado está em constante movimento, mas também costuma ser mais barata, de modo que investir nisso é fundamental. A divulgação boca-a-boca é uma adição gratuita e eficiente às estratégias de marketing da empresa.
- As pessoas confiam: a experiência de ler um bom comentário na internet sobre determinado produto ou ver alguma celebridade ou influenciador digital indicarem a marca pode ser determinante para que o cliente seja convencido. No entanto, essa recomendação é feita por desconhecidos e tal aspecto pode frear o consumidor. No caso do boca-a-boca, a indicação geralmente é feita por alguém conhecido, próximo, e isso gera confiança. É como se o produto ou serviço recebessem um atestado de qualidade antes mesmo de serem utilizados.
- Dá resultados mais rápidos (e gratuitos): se alguém recomendou o produto ou serviço de determinada empresa, é porque a outra pessoa expressou necessidade de adquirir algo. Ao ouvir bons comentários, a inclinação à compra pode se tornar concretização da compra em pouquíssimo tempo.
Como gerar um boca-a-boca favorável
O marketing boca-a-boca é vantajosíssimo, todos sabemos. Mas como fazer com que o público fale bem e indique sua marca?
- Invista em atendimento personalizado: o cliente deve saber que é especial e que a empresa possui soluções pensadas especificamente para ele. Lembre-se: o público brasileiro é bastante reticente quanto ao atendimento digital.
- Entregue mais do que é esperado: surpreender o cliente geralmente faz com que ele se lembre da empresa e fale sobre ela.
- Deixe o cliente conhecer a empresa: quando a empresa expõe sua missão, valores e objetivos para o cliente, constrói-se a identificação entre ele e o negócio. É mais fácil lembrar-se de uma empresa com a qual se tem uma relação pessoal.
Todo ano, as empresas brasileiras perdem em torno de 217 bilhões de reais por não oferecerem um bom serviço ou entregarem um bom produto. Cada pessoa que recebeu esse atendimento insatisfatório tem algo negativo a dizer sobre a empresa. E é muita gente!
Deixar um cliente contente pode representar ganhar diversos outros clientes, já que no mercado nacional o boca-a-boca é a primeira fonte de informação sobre um produto ou serviço. Por isso, invista sem cessar em oferecer o melhor, o além do esperado, desde o atendimento pré-venda até o suporte pós-venda, e colha os frutos do velho e bom boca-a-boca.
Ah, e se ouvir falar sobre a Profap por aí, saiba que estamos colocando sempre em prática essas dicas. Venha conversar com a gente para saber se todos os elogios que você ouviu são verdadeiros!
Sem comentários
Você pode postar o primeiro comentário