Impactos do eSocial na contabilidade das empresas: o que muda?
O eSocial, novo programa do Governo Federal que unifica o envio de informações de trabalhadores de todo o Brasil para diversos órgãos, já está sendo implementado nas empresas do país.
Mas quais são os impactos do eSocial na contabilidade das empresas?
Quais as mudanças do eSocial no dia a dia das empresas?
Além de garantir os direitos trabalhistas, o eSocial vai mitigar a ocorrência de fraudes e facilitar o processo de informações: toda a documentação que hoje é encaminhada ao Governo Federal, ao Ministério do Trabalho e Emprego, à Caixa Econômica, à Previdência Social, e à Receita Federal, passará a ser enviada em uma única plataforma.
Apesar da promessa de facilidades, qualquer processo de migração de sistemas demanda adaptação por parte das empresas, que devem se adequar às novas rotinas e processos. E o eSocial deve trazer muitas mudanças para o setor contábil.
Novas rotinas trarão agilidade
A implementação do eSocial ainda está nas primeiras etapas, mas as empresas devem ficar atentas, já que o envio inconsistente de informações pode acarretar multas.
Nesse primeiro momento, a migração gera muitas dúvidas, mas, a longo prazo, o eSocial vai deixar as rotinas mais ágeis.
O principal impacto do eSocial na contabilidade das empresas é a diminuição da burocracia. E da quantidade de documentos arquivados.
Obrigações acessórias como GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social), RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e DIRF (Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte) serão unificadas, devendo ser enviadas eletronicamente ao SPED trabalhista – o eSocial.
Saiba como a EDF-Reinf complementa o eSocial.
Contabilidade e eSocial: alinhamento de informações será fundamental
Grande parte dos empregadores do Brasil contam com o suporte de escritórios de contabilidade para o processamento da folha de pagamento.
Como é um serviço terceirizado, nem sempre é fácil acompanhar os processos internos das empresas. Por isso, a troca de informações será essencial para a implementação do eSocial com sucesso.
O principal desafio é manter a fluidez das informações, para que esses dados cheguem aos escritórios de forma clara e evitem penalidades.
Nesse momento, empresas e escritórios devem ser ainda mais parceiros, utilizando sistemas eficientes para a troca de informações, além de manter total organização na documentação contábil e dos empregados.
3 pontos do eSocial que merecem a atenção da contabilidade
Alinhar processos e informações até o final da implementação eSocial (que deve acontecer em janeiro de 2019) é muito importante.
Para evitar desatenção e deixar algum detalhe passar desapercebido, listamos 3 pontos que merecem a atenção do setor ou escritório de contabilidade.
-
Revisão de todos os cadastros
Como estão os cadastros de empregados na sua empresa? E as informações exigidas pelo eSocial? Revise todos esses dados e atualize o que for necessário.
-
Mapeamento de todos os eventos trabalhistas da empresa
Como funcionam os processos trabalhistas da sua empresa? Eventos como férias, admissão e demissão, faltas, hora extra, passarão a fazer parte do eSocial, por isso é muito importe definir como cada processo acontece e deixar tudo documentado, evitando atrasos nos envios ou erros de informações.
-
Fique atento às novidades e possíveis mudanças
Há algum tempo as empresas vêm se preparando para os impactos do eSocial na contabilidade. Muitos prazos já mudaram e ainda há bastante dúvida sobre o assunto.
Por isso, acompanhe de perto como está sendo a implementação e fique de olho em possíveis mudanças e novos prazos.
A Profap cuida da folha de pagamento dos seus clientes com excelência. Se você ainda tem dúvidas sobre os processos contábeis do eSocial, conte conosco.
Sem comentários
Você pode postar o primeiro comentário