eSocial para MEIs: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

eSocial para MEIs: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) já está sendo implementado em empresas de todo o Brasil desde janeiro de 2018 e deve ter o cronograma encerrado até julho de 2020 – quando todas as organizações provadas do país terão seus dados cadastrados no sistema.

Uma dúvida que atinge uma categoria importante de trabalhadores brasileiros é se os microempreendedores individuais (MEIs) são obrigados a migrarem para esse sistema e como isso vai funcionar, na prática.

Neste artigo, vamos esclarecer várias dúvidas sobre o eSocial para MEIs e como você deve organizar a sua contabilidade para ficar em dia com o Governo Federal.

eSocial para MEIs: o que é?

O eSocial é o novo projeto do Governo Federal que vai unificar as informações prestadas pelo empregador referente aos seus empregados.

Dados que antes seriam informados ao Ministério do Trabalho, à Receita Federal, à Caixa Econômica Federal e à Previdência Social agora serão enviados somente pelo eSocial, simplificando o processo e mitigando o risco de fraudes.

O eSocial para MEIs também é uma realidade, mas funciona de maneira diferente do que em outras empresas.

Saiba mais sobre o eSocial e seus impactos em sete tópicos.

eSocial para MEIs é obrigatório?

O eSocial tem o objetivo de recolher informações de empregados, logo, quem não possui funcionários, não se enquadrada na proposta no programa.

O eSocial para MEIs só é obrigatório para quem possui um funcionário. Lembrando que o microempreendedor tem direito de contratar somente um empregado, ganhando salário mínimo ou o piso da categoria.

De que maneiras o MEI pode prestar informações do eSocial?

Atualmente, existem três formas diferentes de sistema eSocial para MEIs prestarem suas informações. Cada uma funciona para um tipo de realidade e é próprio empreendedor que deve decidir a melhor opção para seu negócio.

eSocial Web Simplificado MEI

Funciona de forma semelhante ao eSocial para Empregador Doméstico. Gera cálculos automáticos, integrando eventos com a Folha e facilita todo o gerenciamento.

Se você vai prestar as informações por conta própria, essa é a opção mais simples, já que não é necessário ter certificado digital e é simples de usar.

eSocial módulo Geral Empresas

Nesse módulo é possível prestar todas as informações do eSocial e válido para situações jurídicas que não estejam contempladas no na versão simplificada.

Embora seja disponibilizado para todos, é indicado par quem já tem experiência com processamento de folha de pagamento. Pode ser interessante contar com o apoio de um contator terceirizado, nesse caso.

Também não é preciso de certificado digital para esse módulo.

eSocial Web Service

Módulo padrão de eSocial para MEIs. Com um software padrão, faça a transmissão de arquivos no formato .xml para o eSocial.

Aqui é preciso ter certificado digital para prestar as informações exigidas pelo sistema.

Confira aqui os novos prazos do eSocial.

O contador pode prestar as informações no eSocial para MEIs?

O mais comum é que MEIs contem com serviço terceirizado de contabilidade, já que só podem contratar um funcionário (que costuma ser da área de atuação da empresa).

O contador pode prestar as informações normalmente dentro do sistema, mas será necessário emitir procuração eletrônica em nome do MEI. Essa procuração pode ser cadastrada no eCAC da Receita Federal, gratuitamente.

Se você ainda não tem intimidade com a administração de folha de pagamento, entre em contato com a Profap e conheça nossos serviços.

Administramos todo tipo de evento trabalhista para que você consiga focar mais tranquilamente na estratégia do seu negócio!

Sem comentários

Você pode postar o primeiro comentário

Deixe um comentário

Por favor, informe o seu nome Por favor, informe o seu endereço Por favor insira a mensagem