Contabilidade nas Pequenas e Médias Empresas – Saiba como fazer

Contabilidade nas Pequenas e Médias Empresas – Saiba como fazer

A importância da contabilidade nas Pequenas e Médias Empresas (PME) nem sempre é levada a sério, mas ela pode fazer toda a diferença na lucratividade e crescimento do seu negócio.

A função da contabilidade é fornecer informações seguras para que sua empresa tome decisões corretas – além de garantir o cumprimento das obrigações fiscais previstas em lei.

Atualmente, qualquer empresa – seja ela de empresário individual ou uma sociedade – deve ter um registro formal na Junta Comercial de sua cidade, fazer a manutenção regular da escrituração dos negócios, e levantar, periodicamente, as demonstrações contáveis.

A contabilidade nas Pequenas e Médias Empresas é obrigatória?

Embora pequenos negócios costumem trabalhar de maneira bastante informal, sem registros ou emissão de notas fiscais, a contabilidade nas Pequenas e Médias Empresas é, sim, obrigatória.

De acordo com o Artigo 1.179 do Novo Código Civil Brasileiro:

“O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.”

O §2º dispensa a contabilidade apenas para o Microempreendedor Individual, conhecido como MEI.

Portanto, se você ainda não formalizou a contabilidade nas Pequenas e Médias Empresas, comece a avaliar a melhor maneira de fazer isso no seu negócio.

Saiba mais sobre os riscos da má gestão tributária para os resultados da sua empresa.

Com quais obrigações a contabilidade lida?

A abertura de PME é trabalhosa. Detalhes como capital social, planejamento tributário e participação dos sócios devem ser informadas de forma detalhada. Mas os cuidados não para por aí.

Quando o negócio já está funcionando, é preciso manter os olhos abertos e todas as operações realizadas dentro da empresa devem ser registradas para evitar problemas fiscais.

É aí que entra a contabilidade: a área vai cuidar de todos os registros e obrigações legais, deixando a empresa sempre em dia com suas obrigações legais.

Entre outros pontos, a contabilidade nas Pequenas e Médias empresas cuida de:

  • Fluxo de caixa;
  • Capital de giro;
  • Controle de estoque;
  • Precificação de produtos e serviços (calculado com base das despesas da empresa);
  • Despesas;
  • Entradas;
  • Tributos.

Qual o risco de não fazer contar com contabilidade nas Pequenas e Médias Empresas?

Se sua PME não possui um setor de contabilidade – que pode ser interno ou terceirizado – é importante se organizar para contar com um profissional dessa área organizando seus negócios.

Muitas são as possibilidades de problemas para uma empresa que não faz a contabilidade, mas a mais comum é um desequilíbrio nas contas, gerando déficit financeiro e falta de capital para novos investimentos.

Como consequência, você pode ficar cada vez mais dependente de empréstimos e chegar a declarar falência por falta de planejamento.

Além disso, a falta da contabilidade nas Pequenas e Médias Empresas pode fazer com o empresário deixe passar algumas obrigações, como o pagamento de determinados impostos e a declaração dos balanços – o que pode ser considerado como gestão fraudulenta ou temerária.

Como você pode notar, a contabilidade é fundamental para qualquer negócio. E se você não tem condições de arcar com um setor específico para isso, pensa na contratação de uma empresa terceirizada.

Entre em contato com a Profap e veja como podemos ajudar a gestão da sua contabilidade e fazer seu negócio a crescer!

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