Simples Nacional continuará sendo vantajoso em 2019?
Ao pensar sobre o regime tributário para pequenas e médias empresas, a maioria opta pelo Simples Nacional, já que ele possui alíquotas diferenciadas e pode reduzir a carga tributária em até 40%.
Mas será mesmo que essa é a melhor opção para o seu negócio?
Neste artigo vamos falar sobre as vantagens do Simples Nacional 2019 e se ele é realmente o regime de tributação mais adequado para a sua empresa atualmente.
Simples Nacional 2019 ainda vale a pena?
Com o início de um novo Governo Federal na administração do país, especialistas esperam que uma profunda reforma tributária – aguardada há muitos anos – seja aprovada e traga mais justiça fiscal.
Ainda não se sabe quais pontos serão afetados, mas economistas preveem racionalização na carga de tributos, mudando toda a forma como eles são cobrados atualmente.
Mesmo que ainda não tenha sido aprovada, é certo que essa reforma vai afetar diversas áreas da sociedade e interferir, também, na escolha dos regimes tributários de pequenos negócios.
A pergunta que fica é se o Simples Nacional continuará sendo vantajoso em 2019 ou se vale a pena analisar outros sistemas de pagamento de tributos.
Independentemente de como essas mudanças vão acontecer, o contador precisa ter em mente que, nem sempre, o sistema mais simples é o melhor para sua empresa.
É preciso conhecer a fundo o funcionamento de cada sistema e o histórico contábil da empresa antes de tomar a decisão.
Por isso, nossa resposta para essa pergunta é: depende.
Como escolher o melhor sistema tributário para a minha empresa?
Antes de definir o melhor sistema tributário para a empresa, é necessário revisar os balanços e verificar como anda a margem de lucratividade.
Para isso, deve-se elaborar uma série de contas, fazer análises, simulações e estudar o mercado de forma criteriosa. Afinal, ninguém que pagar mais impostos do que o necessário, correto?
Fique atento às mudanças do Simples Nacional 2019 para verificar se sua empresa continua enquadrada nas categorias desse sistema e se essa opção continua ou não vantajosa para seu negócio.
Lembrando que, embora os regimes atuais (Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional) tenha faixas permitidas, essa não é a única variável a ser analisada para escolher o melhor sistema tributário para pequenas e médias empresas.
É preciso levar em consideração fatores como a folha de pagamento, atividade exercida e o cálculo de impostos sobre lucratividade.
Conclusão
O Simples Nacional continua sendo vantajoso para pequenas e médias empresas, mas é preciso estudar a fundo os critérios de cada regime.
Algumas empresas podem “estacionar” o crescimento dos lucros, por medo de sair desse sistema e acabarem pagando mais impostos, mas, nem de longe, essa é a saída mais inteligente.
Converse com o seu contador, estudem todas as variáveis do mercado e verifique se sua empresa permanece enquadrada no Simples Nacional.
E lembre-se que, embora estejamos falando de números, não há respostas certas na escolha do regime de tributação.
Cada empresa é única e o planejamento contábil deve ser feito levando-se em consideração cenários específicos e os objetivos do seu negócio.
Em caso de dúvidas, contate a Profap. Administramos a sua folha de pagamento e outras obrigações contábeis para você ter mais tempo para planejar e fazer a sua empresa crescer.
Sem comentários
Você pode postar o primeiro comentário