Gestão tributária de pequenas e médias empresas: terceirizar ou fazer internamente?
Em pequenas e médias empresas, os setores nem sempre são bem divididos, demandando que algumas atividades acessórias (aquelas que não são a atividade-fim), como a administração de pessoal, a limpeza e a contabilidade sejam feitas por empresas terceirizadas.
A organização contábil e tributária é parte fundamental de um negócio, podendo interferir diretamente nos resultados, por isso é muito importante cuidar dessa área de forma adequada.
A gestão tributária de pequenas e médias empresas é um ponto que causa dúvidas: afinal, vale mais a pena terceirizar ou fazer internamente, com uma equipe contratada? Confira a resposta!
Gestão tributária de pequenas e médias empresas: vantagens e desvantagens de ter uma equipe interna
Para te ajudar a decidir se é melhor fazer a gestão tributária com uma equipe interna ou terceirizar esse serviço, vamos apresentar as vantagens e desvantagens de cada uma das opções.
Para começar, vamos falar sobre a contratação de uma equipe interna, com profissionais subordinados, CLT e todos os direitos trabalhistas garantidos por sua empresa.
Vantagens
- Mais controle sobre as operações contábeis e tributárias.
- Proximidade com o setor contábil – o que facilita o acompanhamento de processos e atividades realizadas.
- Mais facilidade para cobrar resultados e alinhar os processos aos objetivos da empresa.
- Equipe contábil mais participativa e envolvida com os demais processos e departamentos.
Desvantagens
- Começar uma equipe, você deve fazer um processo seletivo, com entrevistas, processos de recrutamento e admissão e até treinamento. Isso toma tempo e dá um certo trabalho.
- Contratar uma equipe contábil interna aumenta os custos da empresa: salário, 13º, férias, impostos agregados à remuneração… tudo isso deve ser colocado na ponta do lápis.
- Montar uma infraestrutura adequada, com os maquinários necessários, mesas, cadeiras ergonômicas, impressoras e outros equipamentos – o que também tem custo.
- Ainda em relação a custos, cada funcionário também em implica em mais gastos com hora-máquina, luz, telefone, etc.
- Há também o risco de acidentes de trabalho ou até de processos pós-demissão, o que também acarreta burocracia e gastos.
Gestão tributária de pequenas e médias empresas: vantagens e desvantagens de terceirizar
A terceirização acontece quando se contrata um profissional de fora para gerir a área contábil e de tributos.
Veja as vantagens e desvantagens de fazer a gestão tributária terceirizada.
Vantagens
- Menor custo geral, já que a sua empresa não vai precisa arcar com todos os custos da folha de pagamento. Vale lembrar que você não assina a carteira de ninguém, mas sim contrata um serviço.
- Não há necessidade de o gestor acompanhar tão de perto as atividades da área, o que proporciona mais tempo para cuidar da gestão estratégica do negócio.
- Empresas que prestam esse tipo de serviço contam com profissionais altamente especializados, ou seja, você garante uma excelente gestão tributária e contábil sem a necessidade de contratar profissionais de alto nível (e alto custo).
- Essas empresas também estão sempre atualizadas sobre as melhores práticas do mercado e as novidades legislativas. Assim, mitiga-se o risco de incorrer em erros e não cumprimento de obrigações.
- Além disso, elas também contam com tecnologias modernas, para fazer os cálculos de forma correta, com precisão e bom fluxo de informações – documentando tudo o que é feito.
Desvantagens
- Não há uma relação próxima entre sua empresa e os profissionais que cuidam da gestão tributária e contábil.
- É preciso fiscalizar a empresa contratada, para evitar processos por gestão fraudulenta.
- Se a empresa contábil não cumprir as obrigações trabalhistas, você também pode responder por isso, já que o empregado não pode ficar descoberto.
Fazer internamente ou terceirizar?
Para escolher, é necessário analisar bem os prós e contras de cada tipo de serviço. É muito comum que empresas de porte menor optem pela terceirização da gestão tributária e contábil, reduzindo custos e eliminando processos burocráticos.
Se esse for o seu caso, estude com atenção a empresa que você vai contratar e só feche negócio quando tiver certeza sobre a qualidade do trabalho e idoneidade dos profissionais.
Sem comentários
Você pode postar o primeiro comentário