Conheça 4 conceitos básicos da Administração Financeira para empreendedores

Conheça 4 conceitos básicos da Administração Financeira para empreendedores

 

A Administração Financeira garante maior rentabilidade possível sobre o investimento efetuado por acionistas ou sócios em uma empresa, através do uso de recursos, que sempre são escassos.

Para que uma organização sobreviva nesse competitivo mercado, ela precisa de um efetivo controle financeiro.

Sem ele, a empresa ficará sem direção. E a Administração Financeira funciona como uma bússola, sempre indicando, através de números, a direção que a organização deve seguir.

E para conhecer, com propriedade, essa direção a ser seguida, você, empreendedor, precisa conhecer, pelo menos, esses 4 conceitos básicos da Administração Financeira.

 

  1. Controle de estoque

É fundamental ter um cuidado especial com o estoque da sua empresa. Se ele não for bem gerido, pode provocar problemas financeiros, como uso indevido do capital de giro; novas contas a pagar sem que haja necessidade.

O estoque precisa ser controlado por algum método, como PEPS, UEPS ou Preço Médio.

Algumas empresas ainda usam a Curva ABC, que é um método simples.

Basta listar os produtos que têm participações maiores, medianas e menores no estoque. Sempre leve em consideração o impacto em termos de volume de vendas quanto no faturamento ao fazer esse mapeamento.

Essa previsão fará com que você tenha um estoque mínimo para suprir as necessidades dos seus clientes.

Ao fazer esse controle, que é simples, será possível saber, com precisão, quando será necessário acionar seus fornecedores para um novo pedido.

Assim, você evita manter um grande estoque na empresa. E não haverá a necessidade de empatar grandes quantidades de dinheiro com ele.

 

  1. Conciliação bancária

A conciliação bancária possibilitará que você enxergue se haverá sobra ou falta de dinheiro mesmo sem que o mês tenha terminado.

Esse controle financeiro funciona como um mapa, no qual você terá nas suas mãos a programação financeira da sua empresa.

 

  1. Preço de venda

Se você vai ofertar um produto ou serviço ao mercado, precisa antes calcular seu preço de venda.

E esse preço de venda não pode ser calculado sem levar em conta todos os custos, as despesas e a margem de lucro.

Isso mesmo!

É preciso que seja estimado tudo o que é gasto para que seu produto ou serviço chegue até as mãos do cliente. Desde despesas administrativas até impostos. E claro, é preciso incluir também o lucro.

A partir desse cálculo, aí sim, se deve fazer uma comparação de preços com produtos simulares no mercado. Afinal, o valor pelo qual a mercadoria será comercializada não representa prejuízo.

 

  1. Controle sobre o lucro

Através do controle sobre o lucro, a organização conseguirá adaptar o planejamento financeiro aos lucros obtidos.

Ou seja, se for necessário, a organização poderá fazer ajustes em custos, despesas ou até mesmo no portfólio de produtos ou serviços.

Evitando que não haja prejuízo ao final do mês ou exercício.

 

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