Que cuidados o empresário deve ter com os “ladrões de tempo”?
Hoje em dia, a tecnologia faz parte da rotina de produção e operação das empresas, bem como também integra o cotidiano de seus funcionários não apenas através dos computadores.
Atualmente, o celular é o meio de acesso à internet mais utilizado em todo o Brasil, segundo o Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Isso significa que o seu funcionário pode ter a mania de verificar as mensagens recebidas em WhatsApp, Instagram, Facebook, Twitter e outras plataformas virtuais durante o horário de trabalho, o que pode gerar a queda no rendimento na sua atividade laboral. Então, o que o empregador pode fazer para evitar a concorrência com esses ladrões de tempo?
O que o empresário pode fazer para evitar as distrações digitais?
No universo corporativo, existe uma série de ladrões de tempo, os chamados desperdiçadores. Desta maneira, é bastante comum que o trabalhador pare uma função no serviço para atender ao telefone, encaminhar mensagens, verificar o seu email particular e até mesmo atualizar as suas redes sociais.
Todas as distrações sociais podem causar uma redução drástica no rendimento de qualquer colaborador. Levantamentos recentes indicam que o período médio exigido, depois de uma pequena quebra de concentração com plataforma social, para recuperar a atenção total no seu dever é de 20 minutos.
Além disso, esse costume pode deixar o seu serviço cada vez mais complicado e afetar a sua criatividade. Uma pesquisa da consultoria especializada no mercado de trabalho, a Triad, descobriu que 80% dos funcionários ocupam até 3 horas do expediente com ações totalmente alheias aos seus afazeres profissionais.
Em função desta situação, os empregadores se sentem obrigados a desenvolver um modo atual de gestão para estimular a utilização consciente das redes sociais e outros aplicativos de comunicação através de treinamentos, interação de mecanismos no local de trabalho, que facilitem o contato com outros funcionários de acordo com a tarefa laboral.
Essa alteração na gestão pode proporcionar maior entendimento a respeito da utilização correta das plataformas sociais por parte dos seus colaboradores, recuperar a produtividade do funcionário nos seus deveres mais relevantes e evitar qualquer atitude mais severa.
Uso excessivo das redes sociais pode gerar demissão por justa causa
Portanto, impedir a utilização incorreta da rede mundial de computadores e das várias ferramentas sociais pode também diminuir a exigência de chamar a atenção do seu colaborador devido a uma postura inapropriada no horário de trabalho, além da quantidade de desligamentos por justa causa e, consequentemente, o número de ações trabalhistas.
Na verdade, o uso das redes sociais ou outros ambientes virtuais durante o horário de trabalho pode terminar com uma demissão por justa causa e a perda de inúmeros benefícios ao trabalhador.
Essa conseqüência já foi reconhecida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), que admite o encerramento de vínculos empregatícios por justa causa para profissionais que usaram as máquinas do seu local de trabalho ou mesmo o expediente de forma inadequada ou para de tratar assuntos sem qualquer relevância para a sua função.
É possível assegurar que o controle do email do trabalho e o esclarecimento ao funcionário desde a sua contratação a respeito do que pode ou não ser feito na sua jornada de trabalho ainda são as formas mais eficientes, tanto de proteção quanto de acompanhamento dos dados que circulam na companhia, nos dias de hoje.
Afinal de contas, é necessário tomar todos os cuidados para impedir qualquer vazamento de informação sigilosa sobre o dia a dia do seu empreendimento e até um posicionamento polêmico virtual de um funcionário, que pode gerar danos graves também para a empresa.
Ah, caso você ouvir falar da Profap, saiba que já comprovamos a eficiência de todos esses mecanismos na pratica! Por isso, entre em contato com a gente para entender o que pode ser usado para aumentar a competitividade do seu empreendimento.
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