Aumente seus lucros usando a inteligência emocional.
Um alto nível de quociente emocional (QE) é diretamente responsável pela lucratividade de uma empresa ou um negócio.
Enquanto o quociente de inteligência (QI) indica a nossa capacidade cognitiva para processar informações, o QE mede a nossa eficiência em dominar emoções. E um QE faz toda a diferença na hora de nos relacionarmos com outras pessoas e tomarmos decisões difíceis.
Nesse post você vai entender por que o QE é tão importante para que você aumente seus lucros usando inteligência emocional.
Como a inteligência emocional ajuda a aumentar lucros?
Estudos sobre o comportamento emocional mostram que pessoas com QE mais desenvolvido possuem melhores habilidades sociais, são empáticas e sabem motivar a si mesmas e aos outros.
Como o consumidor está, cada vez mais, buscando identificar novos valores e criar conexões com as empresas, essas características são essenciais para conquistar clientes.
Por que a inteligência emocional incrementa a lucratividade?
1. A tomada de decisões fica mais humana
Os líderes empresariais devem encontrar o equilíbrio entre inteligência emocional e financeira. Assim, a tomada de decisão permanece racional, ao mesmo tempo em que ganha nuances humanas.
Essa balança é muito importante para conseguir lucrar mais, sem explorar os funcionários ou omitir alguma coisa do consumidor.
2. Seus funcionários ficam mais felizes
A inteligência emocional é um dos melhores caminhos para encontrar motivação para si e para os outros. Gestores com essa habilidade sabem o que motiva a sua equipe, mantendo sempre um bom índice de felicidade entre os empregados.
3. É mais fácil mediar conflitos
Lideranças com alto QE não apenas dominam as próprias emoções, como sabem identificar os sentimentos e gatilhos emocionais das pessoas ao seu redor.
Graças a essa habilidade, consegue intermediar conflitos com tranquilidade, entendendo os motivos de ambas as partes e buscando um denominador comum, eliminando qualquer clima ruim.
4. A sua marca se conecta ao consumidor
Ao identificar e lidar melhor com as emoções, as empresas também conseguem mais proximidade com o público, construindo conexões sólidas e verdadeira.
Quando uma marca entende quais valores o seu consumidor está buscando, ela começa a atender, com eficiência, suas demandas e desejos, indo além de um mero produto ou serviço, mas fazendo a diferença na vida desse cliente.
E, claro, com consumidores mais interessados na sua empresa, os lucros vão crescer ainda mais.
Inteligência emocional também é essencial para investidores
A inteligência emocional também aumenta a lucratividade dos investimentos, tanto para quem faz investimentos por conta própria, quanto para as empresas que realizam esse tipo de negociação no mercado financeiro.
Os investimentos mais rentáveis são os que oferecem mais riscos, por isso, quem é responsável por acompanhar a movimentação e rentabilidade dessas aplicações, precisa saber trabalhar sob pressão.
Com um QI bem desenvolvido, o investidor respira fundo e avalia todo o cenário antes de tomar decisões, sempre pensando os prós e os contras.
De forma equilibrada e aliando as emoções e estratégias racionais, consegue mais lucratividade, realizando negócios cada vez mais interessantes.
Mantenha a sua equipe concentrada em ações estratégicas e garanta mais lucratividade. A Profap cuida da Folha de Pagamento e da administração de benefícios da sua empresa, para você ter mais tempo para fechar negócios.
Sem comentários
Você pode postar o primeiro comentário