Entenda a diferença entre KPI e métrica e sua relevância para as empresas
As plataformas online e o marketing digital deixaram de expressões ligadas somente à divulgação de uma marca ou serviço e passaram a ser itens fundamentais para a gestão e crescimento de qualquer tipo de negócio.
É praticamente impossível dissociar a análise de desempenho das empresas do chamado mundo virtual. E se você já investe ou está pensando em investir em marketing digital para melhorar os resultados, deve ter ouvido duas palavrinhas que causam certa confusão: KPI e métrica.
Ambas tratam de análise de performance, mas, embora semelhantes, tem significados práticos diferentes. Entenda o que são e como impactam seu negócio agora mesmo!
KPI e métrica: qual a diferença?
A métrica e o KPI estão intimamente ligados e são interdependentes. Entenda os significados:
Métrica
Uma métrica é uma medida bruta, que servirá de base para um indicador. Mostram apenas o resultado de uma página, site ou perfil na rede social, sem influenciar o negócio. Estão associados a comportamentos, mas não possuem qualquer objetivo.
Ex.: número de seguidores de uma página, quantas vezes um conteúdo foi compartilhado, número de likes.
KPI
O KPI é um medidor mais especifico. A sigla significa Key Performence Indicator, ou indicador chave de desempenho e mede se determinado objetivo foi ou não atingido. Essas metas estão relacionadas à conversão do cliente.
Ex.: Porcentagem de usuários que entraram no site e fizeram uma compra, número de visitas na sua página, quanto tempo o usuário permanece no site, quantas pessoas assinaram a newsletter.
Qual o impacto desses medidores no meu negócio?
Algumas métricas simplistas, como quantidade de fãs ou likes, são conhecidos pelos profissionais de marketing como “métricas de vaidade”, afinal o que importa ter um milhão de seguidores se isso não resultar em receitas – mesmo que indiretamente?
Dados brutos como: “a empresa vendeu 100 celulares em janeiro” também dizem pouco, pois não dá para saber se é um número bom ou ruim.
Os KPIs são os indicadores mais importantes ao analisar a estratégia digital. Com eles é possível medir índices como geração de leads, exposição da marca, vendas e fidelização – dados que interessam em mais para os gestores.
Usando o exemplo anterior: “a cada 1000 visitantes a empresa vendeu 100 celulares, ou seja, a taxa de conversão foi de 1%”. Viu como a taxa é um índice mais relevante?
E esses indicadores ajudam a mostrar para os gestores se o investimento está valendo a pena e quais os resultados gerados para instituições, inclusive propiciando insights para melhorias.
Cuidado ao definir os KPIs: quem mede tudo não mede nada
Um volume muito grande de dados por até parecer importante ao primeiro olhar, mas é bom tomar cuidado ao traçar os indicadores de desempenho na sua estratégia de marketing.
Os itens que serão medidos estar alinhados ao seu objetivo, trazendo informações consistentes para seu crescimento.
Saiba usar os dados apresentados para melhorar a interação com o público, oferecer as melhores soluções, e analisar o processo geral que envolve a forma como o cliente se relaciona com a sua marca.
E lembre-se de organizar os resultados da mensuração em um único arquivo, ajudando na visualização e padronizando métodos.
Ainda não sabe como organizar os resultados de suas análises? Leia nosso artigo sobre dashboads e aprenda como!
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