A terceirização é sempre um tema polêmico, em especial quando se fala em reformas trabalhistas e alterações na lei que rege os postos terceirizados.
Há dois tópicos bastante recorrentes, quando o assunto é abordado: os prejuízos da terceirização para o trabalhador e todas as vantagens da terceirização para as empresas. No entanto, outro aspecto importante precisa ser levado em consideração, que é os possíveis problemas e conflitos gerados, para as empresas, pela contratação de serviços terceirizados.
O que leva uma empresa a terceirizar?
Entre os principais motivos apontados pelas empresas para terceirizar determinados serviços, estão:
- Determinação de visão estratégica
- Disponibilidade de fornecedor especializado
- Redução de custos
- Indisponibilidade de competência técnica
- Aumentar a capacidade produtiva da empresa
- Das respostas mais rápidas às variações de demanda
- Otimização do tempo e da energia pessoal
Todas essas razões podem, de fato, conduzir à prestação de um serviço melhor e ao acompanhamento mais eficiente das mudanças do mercado. Como nem tudo sai sempre como pensado, as soluções podem se transformar em grandes problemas.
Problemas enfrentados por empresas que terceirizam
Para que o processo de terceirização verdadeiramente funcione e se justifique, deve haver alinhamento entre as expectativas e necessidades da empresa e o serviço prestado pelo trabalho terceirizado.
Os principais problemas apontados pelas empresas são:
- A falta de alinhamento entre o que é esperado e exigido pela empresa e o que é oferecido pelo serviço terceirizado.
- Dificuldade em estabelecer relações de parceria com os terceiros.
- Gasto de muito tempo e energia no gerenciamento da rede de fornecedores e serviços terceirizados.
- Menor capacidade técnica dos funcionários terceirizados.
- Diferença de visão e cultura entre a empresa, seus funcionários e os trabalhadores terceirizados.
- Conflitos e problemas de relacionamento entre os funcionários da empresa e os trabalhadores terceirizados.
Tais problemas fazem com que as soluções prometidas pela terceirização de serviços não se concretizem e, mais do isso, se convertam em novos problemas.
Ao invés de aumento do rendimento e da produtividade, por exemplo, pode ocorrer queda de desempenho. Ao invés de alguma economia e ganho de tempo e energia para tratar das áreas de responsabilidade e interesse da empresa, mais tempo e energia empregados em resolver conflitos e acordados que não saíram de acordo com o programado.
A terceirização é muitas vezes adotada como parte da visão estratégica da empresa e do planejamento de consolidação e crescimento. Dependendo das áreas terceirizadas e dos problemas gerados pela terceirização, os resultados das ações tomadas em prol dessa visão estratégica podem ser prejudicados.
Soluções
Terceirização não pode significar distanciamento entre empresa e funcionários terceirizados, mesmo porque a identificação entre os dois lados é fundamental para os bons resultados.
Para que essa sinergia ocorra, o trabalho terceirizado precisa ser acompanhado e avaliado por um gerenciador de confiança e a filosofia e modus operandi da empresa deve ser compreendido e respeitado. Há um serviço que está sendo prestado e, para tanto, adequação e modelagem são imprescindíveis.
Por tudo o que foi exposto, a orientação número um dada para empresas que pensam em terceirizar, é fazer isso apenas com departamentos que não estejam diretamente ligados ao produto ou serviço oferecido pela empresa. Assim, o possível impacto de um serviço mal prestado é menor.
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Fonte:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552002000100010, acessado em 24 de mai. De 2017.
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