Inteligência emocional nas redes sociais | Como agir no mundo digital e fugir das fake News?
Nunca se falou tanto sobre fake News e o compartilhamento sem critérios a respeito de qualquer assunto em aplicativos de mensagens e relacionamento.
Mas você sabe o que são as fake News e como o seu comportamento na internet influencia a sua imagem no mercado de trabalho?
Vamos falar tudo sobre esse assunto e mostrar a importância da inteligência emocional nas redes sociais.
Como definir a inteligência emocional nas redes sociais?
A inteligência emocional é a capacidade de controlar os sentimentos e as nossas reações sobre as diferentes situações vivenciadas em nosso dia a dia.
Você identifica as razões que te levam a sentir determinadas emoções e, assim, passa a ter mais controle sobre elas, desenvolvendo relacionamentos mais saudáveis em todas as áreas da sua vida.
Usar a inteligência emocional nas redes sociais é aplicar essas habilidades no universo online. Ou seja: você respira fundo e pensa duas vezes antes de compartilhar uma informação ou responder os comentários de outros usuários.
O que é uma fake News?
Fake News é o termo em inglês para “notícia falsa”. Basicamente é uma mentira divulgada em portais de origem duvidosa que ganham todas as características de uma informação verdadeira, geralmente com o objetivo de atingir a reputação de uma pessoa ou um grupo.
A divulgação de notícias falsas não é novidade. Mas com o uso crescente de novas tecnologias e das redes sociais, ganhou proporções nunca vistas antes.
Um estudo do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação (Gpopai), da Universidade de São Paulo (USP) revelou número impressionantes: no Brasil, 12 milhões de pessoas já divulgaram fake News. E isso só pelas redes sociais.
Atualmente, tramita no congresso um projeto de lei para criminalizar a divulgação de notícias falsas. Afinal, elas podem prejudicar quem tem o nome envolvido em fatos escandalosos.
Mas o que a inteligência emocional tem a ver com isso?
O advento das redes sociais transformou complemente a maneira como nos comunicamos. Se antes compartilhávamos nossas ideias com um grupo pequeno de amigos, hoje, nossas informações podem rodar o mundo.
Quando alguém lê uma notícia ou assiste a um vídeo sobre um tema que lhe é importante, isso mexe com suas emoções. E como basta um clique para compartilhar um dado, as páginas de internet se espalham de forma bastante veloz.
A possibilidade de anonimato e o fato de estarmos relativamente protegidos por uma tela, deixa tudo ainda mais fácil.
Por isso, alguns especialistas são taxativos: é fundamental ter inteligência emocional nas redes sociais. Apensa quando dominamos as nossas emoções, conseguimos analisar com clareza as informações que chegam até nós, evitando repassar conteúdos mentirosos ou causar algum tipo de conflito.
Uso indevido das mídias sociais afeta mercado de trabalho
Além do currículo e da entrevista, os candidatos a vagas de emprego também são analisados em seus perfis nas redes sociais.
Você não precisa criar uma personalidade alternativa para estar nesses sites, mas agir com discrição e pensar duas vezes antes de se posicionar sobre algum assunto é a orientação geral de profissionais de RH.
Vale lembrar: seu perfil é um espelho da sua personalidade, então reflita sobre a imagem que está passando no ambiente digital.
5 atitudes de quem usa as redes sociais com inteligência emocional
1. Respeita quem pensa diferente
Dificilmente todas as pessoas têm a mesma opinião sobre determinado assunto. Por isso, antes de disparar argumentos agressivos e exaltados contra a sua rede de amigos – ou mesmo com desconhecidos – tente entender as razões do outro.
2. Tem o mesmo comportamento on e offline
Muitas vezes, agimos sem pensar, supostamente protegidos pela tela dos nossos computadores e celulares, e de forma impulsiva, já que basta apertar “ok” para compartilhar ou responder uma mensagem.
Antes de tomar uma atitude na internet, pense sobre como seria seu comportamento fora da internet. Você falaria algo desse tipo pessoalmente? Se a resposta é não, então o conteúdo não deve ser postado.
3. Encontra a origem das suas emoções
Identifique o que realmente te motiva a discutir na internet ou a compartilhar informações exageradas sobre um assunto. Controle os gatilhos que disparam essas emoções e lide com isso de forma racional.
4. Verifica a fonte das suas informações
Antes de enviar uma mensagem para alguém ou compartilhar no seu perfil, verifique se a informação é verdadeira.
Confira se o site da notícia é confiável e sempre cheque em mais de um canal. Se já postou alguma inverdade, lembre de se retratar e avisar à rede de amigos que era fake News.
5. Só compartilha o que é importante – e na rede adequada
Nem tudo precisa ser compartilhado. Poste apenas o que for de fato relevante e nos canais apropriados. Por exemplo: fotos pessoais no Instagram e não no seu LinkedIn (rede profissional).
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