A importância da liberdade econômica
A crise na economia, o alto índice de desemprego e o cenário de recessão no país abrem uma série de discussões sobre como melhorar o desempenho nacional e fazer o Brasil voltar a crescer.
Para muitos especialistas da área, o liberalismo econômico seria a melhor solução para virar o jogo e recuperar e estabilidade, trazendo novos investimentos para o nosso mercado e injetando dinheiro em nosso sistema.
Neste artigo, você vai compreender a importância da liberdade econômica e como ela pode conseguir dar novo fôlego às empresas brasileiras.
O que é liberdade econômica?
O liberalismo econômico é uma ideologia que defende um sistema de economia sem intervenções do governo. Ou seja: liberdade máxima de escolhas dentro do capitalismo.
Se você já ouviu falar sobre livre oferta e procura, precificação de produtos com base em seus benefícios, livre concorrência entre os empresários e, até mesmo, a defesa de mercados sem impostos, você já esteve em contato com a filosofia da liberdade econômica.
Esse modo de pensar o mercado nasceu no século XVIII, quando o governo tinha controle total sobre o comércio e pensadores lutaram por malis liberdade em seus métodos de produção.
Na prática, o próprio mercado se regularia, criando normas que permitam seu amplo desenvolvimento, com benefícios para empresários, comerciantes e toda a sociedade, daí a importância da liberdade econômica.
Pilares do liberalismo econômico
Para compreender melhor a importância da liberdade econômica para o mercado e o país, de forma geral, vale a pena ressaltar os pilares que sustentam a doutrina.
- Valorização do trabalho como fonte de riqueza de cada indivíduo;
- Precificação dos produtos a partir da relação de oferta e procura, por exemplo, um produto de muito interesse para o consumidor, mas com pouca disponibilidade, custa mais caro;
- Livre concorrência de mercado;
- Restrição / ausência de interferência do Estado, que deve ser responsável apenas por promover serviços educacionais, de justiça e de saúde.
A partir desses valores, seria possível fortalecer as empresas e impulsionar a economia de uma nação.
Confira algumas dicas de como impulsionar crescimento do MEI.
Vantagens de adotar a liberdade econômica
A importância da liberdade econômica é ampla e abrange toda a sociedade. Seus benefícios são considerados por muitos especialistas a chave para revolver diversos problemas. Entenda as principais vantagens:
Diminuição da máquina pública
Com menor interferência do Estado, o Governo reduziria custos, já que deixaria de prestar uma série de serviços na regulação de empresas provadas.
Melhoria na prestação de serviços
A liberdade econômica propõe a privatização de serviços, o que melhoraria a qualidade, a partir da livre concorrência e da busca de diferenciais que possam atrair e fidelizar consumidores.
Mais dinheiro girando na economia
Outro ponto importante que reflete a importância da liberdade econômica é o fluxo de capital, que passa a ser mais livre e internacional, contribuindo, de forma significativa para o enriquecimento das nações.
Quer fazer seu negócio crescer mais? Conte com o suporte da Profap para administrar sua folha de pagamento enquanto você traça novas estratégias de mercado. Entre em contato e conheça nossos serviços.
Sem comentários
Você pode postar o primeiro comentário