Como subir na carreira profissional: 7 atitudes essenciais
Em um cenário econômico de dificuldades, é mais difícil vislumbrar como subir na carreira profissional. Mas, justamente nesse momento de desafios, os funcionários podem transformar obstáculos em oportunidades e garantir uma virada na carreira.
Estar atento às mudanças e preparado para se adaptar é muito importante, além de mostrar a sua relevância dentro da empresa. Confira abaixo dicas de atitudes que podem transformar sua vida profissional e te ajudar a galgar novos caminhos na carreira:
-
Enxergue seu papel no resultado final
O funcionário que cumpre sua tarefa de forma regular, será mantido na sua função, mas aquele que enxerga as implicações de seu trabalho no resultado que será entregue na ponta, já apresenta um diferencial aos demais.
Quando o empregado reconhece que a sua parte pode influenciar todo o trabalho, ele valoriza todo o processo e passa a apresentar soluções que contribuem para toda a organização.
-
Quantifique os resultados
Aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado. Funcionários e RH devem manter uma comunicação aberta sobre os resultados esperados e métodos de acompanhar o desempenho.
É possível medir resultados diretos e indiretos e fazer pequenos ajustes de percurso para gerar mais ganhos.
-
Pratique a autopromoção
Pense no que interessa o setor de RH da empresa e desenvolva as habilidades desejadas. Mostre o que você é capaz de fazer e deixe bastante claro que você pode ocupar novas funções dentro da organização.
-
Sinalize sua intenção de subir
A empresa também precisa saber a sua intenção de crescer. Demonstre, sempre que possível – mas sem criar situações de embaraço – que você tem vontade de se desenvolver.
Converse também com seus superiores e fale sobre a possibilidade de ocupar novos cargos. Essa é uma conversa bastante delicada, pois seu gestor não pode se sentir ameaçado.
-
Tenha humildade para aprender
Observe seus superiores e aja alinhado à cultura organizacional. O conhecimento formal é muito importante, mas as pessoas que já fazem parte do processo também têm muito a ensinar.
Esteja de coração e mente aberta, não tenha medo de aprender e seja humilde para receber dicas de quem pode saber mais do que você.
-
Mantenha um bom relacionamento com todos da equipe
Manter um bom relacionamento com todos os funcionários e não apenas com superiores. As boas relações desenvolvem-se em formato 360º e não apenas em sentido vertical.
Muitas das novas funções costumam exigir que se delegue funções, por isso você deve conhecer a personalidade das pessoas e quais atividades cada um é mais indicado a realizar.
-
Estabeleça metas profissionais e execute-as
Se o seu desejo é crescer, defina metas precisas e possíveis – não adianta objetivar se tornar o presidente se você acabou de ingressar na organização.
Defina os principais pontos e como executá-las e trabalhe para isso acontecer: estude, apresente bom desempenho e resultados e não desista.
Esse artigo foi útil? Leia também o nosso texto sobre o perfil de colaborador ideal procurado pelas empresas atualmente.
Sem comentários
Você pode postar o primeiro comentário