O que o Desenvolvimento Organizacional pode fazer pelas empresas?

O que o Desenvolvimento Organizacional pode fazer pelas empresas

 

As práticas de organização e gestão de empresas mudaram muito nas últimas décadas e seguem mudando, em velocidade mais vertiginosa do que nunca.

Atualmente, livros, cursos e palestras sobre cultura, organização e mudanças empresariais são bastante comuns (e necessários) no mercado brasileiro. No entanto, não foi sempre assim.

Desenvolvimento Organizacional

Os conceitos do Desenvolvimento Organizacional surgiram nos anos 60 e nasceram dos estudos de pesquisadores norte-americanos, os quais reuniram em livros os artigos que vinham publicando nos últimos anos.

O conteúdo desses livros era focado no sucesso empresarial baseado na cultura desenvolvida dentro de empresas, nas opções de estruturação e nas mudanças empregadas e necessárias.

No Brasil, as ideias ganharam espaço apenas na década de 70 e, ainda que passassem a ser empregadas, não eram amplamente compreendidas.

Tais ideias se tornaram realmente populares e tornaram-se objeto de estudo em razão dos movimentos do mercado e da crescente necessidade de se agir de forma estratégica.

Atualmente, resume-se o Desenvolvimento Organizacional como práticas que servem como base para que a empresa siga em contínuo desenvolvimento e de adapte às movimentações do mercado, da tecnologia e das crises econômicas e políticas. Em suma, por meio do Desenvolvimento Organizacional a empresa não para em determinado momento de seu desenvolvimento, seja por falta de visão ou de perspectivas, o que a tornaria obsoleta.

O que o Desenvolvimento organizacional proporciona?

É importante destacar que o Desenvolvimento Organizacional abrange aspectos práticos e mentais, afinal, para que ações mudem, é necessário que a mentalidade da empresa esteja voltada para isso.

Pode-se apontar como vantagens do Desenvolvimento Organizacional:

  • Controle mais eficiente dos processos e funcionários: com planos de ação sempre e constantemente traçados, e uma filosofia bem determinada e compreendida por todo o sistema da empresa e as ações da equipe serão voltados para o objetivo comum.
  • Problemas e conflitos internos são mais facilmente resolvidos, pois há um norte no quais ações e decisões se baseiam.
  • Facilidade de adaptação de novos funcionários, visto que há um plano estratégico que a empresa apresenta e que deve ser compreendido e adotado.
  • Identificação entre empresa e colaboradores.
  • Propiciação de identificação entre empresa e público consumidor.
  • Foco duplo e bem determinado: na produção e nas pessoas.
  • Foco na organização como um todo, mas trabalha de modo grupal.
  • Divisão em faces, o que também propicia uma visão do todo e o controle do que foi feito, está sendo feito e precisa ser feito na próxima fase.

Críticas ao Desenvolvimento organizacional

As teorias do Desenvolvimento Organizacional têm sido discutidas e aplicadas ao redor do mundo, nos últimos 30 anos. Entretanto, é evidente que os conceitos sofrem diversas e relevantes críticas.

As empresas que adotam ou tentam adotar as ideias do Desenvolvimento Organizacional podem cair em alguns mitos que cercam o assunto, como a ideia de que se trata de uma fórmula mágica e de que a empresa está adotando uma grande novidade, quando na verdade os conceitos são da década de 60 e vêm se desenvolvendo e ampliando desde então.

Negócios que adotam o Desenvolvimento Organizacional tendem a desenvolver estruturas de poder menos tradicionais, menos hierárquicas. Segundo algumas visões, isso pode ser danoso para o direcionamento da empresa e gerar imprecisão e insatisfações pessoais.

Apesar das críticas, as teorias do Desenvolvimento Organizacional têm atravessado algumas décadas, justamente porque se mostra eficiente nas constantes transformações do mundo contemporâneo.

Se sua empresa passa por momentos de indecisão, falta de visão estratégica e demonstrações de que estancou em determinado estágio, o Desenvolvimento Organizacional pode ser a melhor chave para superar o momento e seguir evoluindo.

Diante dos constantes desafios do mercado, não pare de procurar por soluções que impulsionem seu negócio.

  • Planeje-se.
  • Crie metas.
  • Simplifique.

E dedique-se àquilo que realmente importa: oferecer excelência.

 

Querendo simplificar sua empresa? Que tal ligar (62) 3945 8877  para Profap e realizar a evolução da sua organização.

 

Sem comentários

Você pode postar o primeiro comentário

Deixe um comentário

Por favor, informe o seu nome Por favor, informe o seu endereço Por favor insira a mensagem