A sustentabilidade ambiental garante a segurança empresarial?
O mundo mudou. Os consumidores também. Com uma série de transformações globais, avanços tecnológicos e novas conexões entre pessoas, esses consumidores passam a interferir cada vez nos processos de produção e dão preferências aquelas marcas que menos impactos causam ao planeta.
Nesse sentido, a sustentabilidade ambiental, juntamente com valores como equidade social e desenvolvimento econômico das comunidades, passa a compor as estratégias empresariais.
Sustentabilidade: brasileiros preferem empresas preocupadas com o ambiente e outras causas humanitárias
Em 2015, a consultoria PwC desenvolveu uma pesquisa que relaciona empresas do bem e interesse dos consumidores. O estudo identificou que 95% dos brasileiros estão mais inclinados a comprar um produto ou serviço relacionado a um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, desenvolvidos pela ONU.
A pesquisa ouviu empresários, executivos e público em geral e mostra que o Brasil ocupa a frente deste ranking.
4 motivos para você começar a investir em sustentabilidade agora mesmo
A sustentabilidade ambiental, por si só, pode não garantir a segurança empresarial. A perenidade de uma empresa requer um bom estudo de mercado, concorrentes e público, além de equipes comprometidas, investimentos de qualidade e um produto que atenda determinada demanda, entre outros fatores.
Mas deixar a sustentabilidade de lado, pode ser a morte do seu negócio. Confira x razões para sua organização começar a avaliar questões sociais desde o planejamento até a execução:
Quem não investe em sustentabilidade é mal visto pelo consumidor
A marca tem um valor intangível e, muitas vezes, é o bem mais precioso da organização. Empresas que deixam de lado questões sociais e ambientais estão fadadas a sujarem seu nome com o público e serem deixadas de lado em detrimento daquelas que não maltratam animais ou receberam certificados de proteção ambiental, por exemplo.
Produtos sustentáveis pode gerar economia
Processos sustentáveis na produção, como reaproveitamento de sobras de matéria-prima e reutilização de água, geram economia para as empresas. Mas também podem ter impacto no bolso do consumidor, como é o caso dos carros elétricos, que além de serem menos poluentes, não precisam de combustível.
A sustentabilidade reflete a postura inovadora da empresa
Os recursos do planeta estão acabando. Quem pensa em como vamos deixar a Terra para as próximas gerações, está pensando no futuro e isso é um reflexo do modelo inovador de negócios. Além disso, quem começa a mudar seus processos por conta própria, provavelmente não sentirá dificuldades em se adaptar às constantes transformações do mercado.
Empresa é mais valorizada no mercado de ações
Não só os clientes têm usado a sustentabilidade como critério na hora de comprar. Os investidores também têm dado preferência às empresas que estão de olho nessas questões. Na prática, isso significa que, além de contribuir positivamente para o mundo, sua empresa valerá mais.
Ações simples podem ajudar sua empresa a ser mais sustentável
Você pode começar hoje mesmo a deixar a sua empresa mais sustentável. Instale sistemas de reaproveitamento de água da chuva, promova a reciclagem, e faça uso racional da energia elétrica.
Pequenos lembretes para apagar a luz quando o cômodo estiver vazio ou desligar o computador da tomada no fim do expediente, podem fazer a diferença.
Também é importante conhecer a lei ambiental do país. Assim, você reduz os impactos e ainda evita problemas de ordens legais.
E na sua empresa? O que a sua equipe tem feito para garantir a manutenção da sustentabilidade ambiental e continuidade do negócio? Conte nos comentários!
Sem comentários
Você pode postar o primeiro comentário