Reforma trabalhista pode melhorar a sua empresa?

Reforma trabalhista pode melhorar a sua empresa?

 

Você já sabe as razões pela quais deve terceirizar as folhas de pagamento de sua empresa e também quais outras áreas vale a pena terceirizar.

Atualmente, é difícil falar sobre terceirização sem tratar das propostas da reforma trabalhista, as quais alteram alguns aspectos importantes das relações entre empresa e funcionários.

Fala-se muito das consequências para o trabalhador, mas você já pensou no que as mudanças representam para o empregador? Dê uma olhada abaixo nos principais pontos da reforma e prepare-se para repensar alguns segmentos de sua empresa.

Direito ao acordo

De acordo com a proposta, empregador e empregados passam a ter mais autonomia para negociar a jornada de trabalho, o parcelamento das férias, a redução de salário e a utilização do banco de horas. No entanto, direitos como FGTS, décimo terceiro salário e férias proporcionais não estão sujeitos a qualquer tipo de negociação e devem ser assegurados.

Observe que as mudanças, caso sejam adotadas pela empresa, exigirão acompanhamento mais seguro das horas trabalhadas e do banco de horas, visto que o funcionário poderá trabalhar até 12 horas por dia, seguidas por 36 de descanso, e 48 horas por semana. Obviamente, tais práticas afetarão os salários.

Ao terceirizar as folhas de pagamento e deixar tudo nas mãos de uma empresa que trabalha com os softwares certos, nada disso se tornará um problema ou algo com o que você deva se preocupar.

Horas extras

Atualmente, considera-se regime parcial o trabalho que não ultrapasse 25 horas semanais, de modo que, nesse segmento, a prática de hora extra não é permitida.

A mudança propõe aumento dessa carga para 30 horas semanais, ou até 26 horas com direito a 6 de trabalho extra. No que se refere a valores, a hora extra deve ser 50% superior ao preço da hora normal de trabalho. Atualmente, o funcionário pode fazer até duas horas extras por dia, mas a proposta estabelece a possibilidade de acordo entre empregador e empregado ou conjunto de empregados.

Contrato por hora e home office

Caso a reforma trabalhista seja de fato consolidada, duas novas categorias de trabalho serão criadas: trabalho intermitente e home office. O trabalho intermitente é aquele pago por horas, como acontece em bares, restaurantes e eventos. Segundo o que consta na CLT atualmente, esse trabalhador está no regime de contratação parcial.

No possível novo contexto, caso sua empresa precise de algum tipo de trabalho por apenas algumas horas, deverá avisar ao trabalhador com cinco dias de antecedência e poderá pagar de acordo com o número de horas trabalhadas, assim como for previamente combinado.

Já o regime de home office poderá ser firmado por meio de contrato, no qual deverá constar qual é a atividade desempenhada pelo funcionário e a responsabilidade da empresa em adquirir todo o material e infraestrutura necessários

Terceirização

Em março de 2017 foi sancionada uma lei que permite a terceirização de todos os setores de uma empresa. O texto da reforma trabalhista estabelece algumas regras que visam proteger o trabalhador.

A primeira delas impossibilita a empresa de demitir um trabalhador efetivo e recontrata-lo como terceirizado num intervalo de dezoito meses, enquanto a segunda assegura que o funcionário terceirizado deve ter os mesmos direitos de trabalho que o funcionário efetivo, como transporte, alimentação e segurança.

Profap, solução para qualquer mudança

Todas essas possibilidades devem ser pensadas, pois podem mudar para melhor a vida de sua empresa e de seus funcionários.

A Profap está pronta para que os processos de pagamento não se tornem um problema, pois possui a tecnologia perfeita para calcular horas trabalhadas, horas extras, parcelamento de férias, pagamento de banco de horas e tudo o que for necessário para que as folhas de pagamento de sua empresa estejam sempre em dia e dentro das exigências da lei.

A terceirização de qualquer setor tem como objetivo possuir mais tempo e recursos para focar no que importa: o produto ou serviço que sua empresa oferece. Quando grandes mudanças ocorrem, como a reforma trabalhista, é preciso pensar em como sua empresa e seus funcionários podem ganhar com isso.

Portanto, você tem todos os motivos certos para trazer suas folhas de pagamento para a Profap, porque a Profap tem todas as soluções perfeitas para você.

Sem comentários

Você pode postar o primeiro comentário

Deixe um comentário

Por favor, informe o seu nome Por favor, informe o seu endereço Por favor insira a mensagem