Quando terceirizar serviços é uma boa escolha?
O assunto terceirização está presente em muitas rodas de conversa atualmente, em especial após a aprovação de modificações nas leis trabalhistas. Fala-se muito no que mudará para o trabalhador diante dessa situação.
Entretanto, para você, empresário, quando vale a pena terceirizar setores de sua empresa? Ainda é vantajoso manter uma equipe de contabilidade e RH, por exemplo?
Tire essas dúvidas a seguir e saiba qual é o melhor direcionamento!
O que deve ser considerado
Sem dúvidas, o primeiro aspecto que torna interessante a terceirização de um ou mais setores é o financeiro. Como você tão bem sabe manter mão de obra interna gera custos com salários, encargos, benefícios, e muitas vezes acarretam, inclusive, passivos trabalhistas.
Reflita sobre a seguinte questão: “o setor que você pensa em terceirizar tem relação com o negócio principal da empresa? É diretamente linkado ao produto ou serviço final? Não? Então não há razão para mantê-lo em suas mãos, originando preocupações e custos desnecessários.”
Isso é especialmente importante quando determinado trabalho necessita de mão de obra especializada ou manejo de determinado software, e tais serviços não estão relacionados ao segmento da empresa. Geralmente, isso se aplica ao gerenciamento de folhas de pagamento, consultoria tributária e de marketing.
Outro aspecto a ser avaliado é o volume de trabalho. Se há volume de trabalho suficiente para justificar a presença de um contador ou equipe de RH em tempo integral, tudo bem, é um investimento que faz sentido e aperfeiçoa o trabalho de sua empresa. Caso o serviço não seja tão intenso, considere seriamente a terceirização.
Por último, e relacionado ao último ponto abordado, não se esqueça de que você não precisa ter como mão de obra interna alguém para realizar trabalhos pontuais, como um advogado ou um responsável por auditorias.
Quais cuidados você deve ter
Decidir terceirizar áreas de sua empresa é uma decisão importante, que deve ser minuciosamente estudada.
Você deve ter em consideração a seguranças das informações e dados de sua empresa, pois eles estarão nas mãos de outras pessoas. Por isso, pesquise as empresas que estão oferecendo o serviço que você precisa, certifique-se sobre a idoneidade delas.
Relacionado a isso está a capacitação da mão de obra que é oferecida pela empresa. Não selecione empresas que paguem salários injustos aos seus funcionários, pois terceirização não pode ser sinônima de má qualificação, baixos salários e, consequentemente, desmotivação.
Por último, seja extremamente cuidado na observação das leis trabalhistas, em especial em todas as suas mudanças, já que há serviços específicos que podem ser prestados por empresas terceirizadas. Então, esteja atento.
Sabe qual empresa segue rigorosamente todos os requisitos?
Você pensou na Profap e pensou certíssimo. Se gerenciamento de folhas de pagamento não é o ramo de trabalho de sua empresa, você precisa nos conhecer. Com a Profap, você pode estar seguro quanto à segurança dos dados e informações das folhas de pagamento de seu negócio.
Trabalhamos com o que há de melhor em tecnologia no mercado e possuímos mão de obra treinada, especializada e muito empenhada em cuidar do que é importante para você. Garantimos também estar sempre atualizados e de acordo com as leis trabalhistas.
Terceirizar deve significar reduzir custos, mas também potencializar a qualidade do trabalho, permitindo a você focar especificamente em sua atividade.
É isso que a Profap faz: cuida da burocracia enquanto você cuida do que é importante.
Entre em contato com a Profap clique agora e preencha o formulário de contato solicitando uma visita.
Sem comentários
Você pode postar o primeiro comentário