Qual o impacto financeiro da terceirização na sua empresa?

Qual o impacto financeiro da terceirização na sua empresa?

 

Há poucos meses, a Lei 13.429 provocou um nó na cabeça de um grande número de empresários.

Conhecida como lei de terceirização, ela ganhou destaque em todos os noticiários.  Antes de começar a vigorar no segundo semestre deste ano, a lei permitia somente a terceirização de atividades-meio.

Essa é aquela terceirização que não está relacionada as atividades-fim da empresa. E terceirizar as atividades continuava onerando as organizações.

Afinal, os funcionários terceirizados que exerciam as mesmas atividades dos funcionários diretos da empresa recebiam salários e benefícios equivalentes aos oferecidos pela organização.

Além disso, quando desligados, os funcionários podiam acionar a Justiça para receber das duas empresas, contratada e contratante, seus direitos trabalhistas.

Com as mudanças na lei da terceirização, as organizações passaram a se beneficiar com as novas regras.

Especialmente nesse cenário de recessão econômica, a maioria das organizações está se desdobrando para cortar custos e sobreviver nesse competitivo mercado.

Terceirizar atividades-meio e até mesmo atividades-fim pode ser um bom negócio para sua empresa. Especialmente se ela for de pequeno ou médio porte.

Afinal, terceirizar atividades-fim das empresas é permitido na nova lei de terceirização.

O que pode ser economizado com a terceirização?

Com a lei que já está em vigor, a empresa pode reduzir substancialmente os custos com mão de obra.

Esse é um dos custos que realmente pesa na folha de pagamento da maioria das organizações.

E sua empresa pode reduzi-lo consideravelmente.

Com a nova lei da terceirização, ao terceirizar a mão de obra, seja de atividades-meio quanto de atividades-fim, não é preciso mais arcar com os mesmos salários e benefícios de funcionários que são contratados diretamente pela empresa.

Explicando melhor: o funcionário contratado pela sua empresa ocupa o cargo X na área financeira. Ele também recebe os seguintes benefícios planos de saúde, plano odontológico, vale-farmácia, uniforme e vale-refeição.

Se sua empresa terceirizar parte da área financeira e esse funcionário for contratado pela terceirizada para ocupar o mesmo cargo X, ele não tem de receber o mesmo salário do funcionário direto. Nem os mesmos benefícios.

Assim, sua organização conseguirá reduzir substancialmente os custos fixos.

Sua empresa poderá ainda reduzir custos com eventuais causas trabalhistas. Se antes da aprovação da nova lei de terceirização, a empresa era obrigada a arcar com os direitos trabalhistas funcionários que não foram pagos pela terceirizada, agora, essa realidade mudou.

Sua organização não precisará, necessariamente, pagar por esses direitos trabalhistas. Se a empresa terceirizada pagar por eles, o funcionário não tem mais o direito de reivindicar isso na justiça.

 

Antes de terceirizar, preste atenção!

Antes de terceirizar processos, funcionários ou até mesmo áreas da sua empresa, não pense somente no impacto financeiro gerado especialmente nos custos fixos.

É claro que ele é relevante e faz a diferença especialmente nesse momento da crise econômica.

Mas leve em consideração a empresa terceirizada que você pretende contratar para associar-se à sua organização.

Ela precisa ser sua parceira e estar alinhada estrategicamente com seu negócio.

Cheque ainda a credibilidade da empresa que sua organização pretende confiar suas atividades-meio e até mesmo as atividades-fim.

Certifique-se que ela tem know-how, competência e credibilidade no mercado.

Se você quer saber como terceirizar a folha de pagamento da sua empresa, conheça a Profap. Há 16 anos no mercado, ela mantém clientes os estados de Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Agende uma conversa e tire todas as suas dúvidas sobre como terceirizar a área financeira da sua organização.

Sem comentários

Você pode postar o primeiro comentário

Deixe um comentário

Por favor, informe o seu nome Por favor, informe o seu endereço Por favor insira a mensagem