Forecast | Aprenda o que é e qual a sua importância para a gestão empresarial
A gestão empresarial requer cuidado e padronização em diversos processos, garantindo que todas as áreas mantenham o mesmo nível de profissionalização e contribuam para a manutenção dos resultados.
Os gastos são uma parte muito importante em qualquer organização e saber contabilizar a entrada e saída de recursos é o único meio de compreender se o empreendimento realmente é lucrativo e se paga sozinho.
Nesse contexto, aparece um conceito bastante relevante para a área contábil: o forecast. Essa palavra da língua inglesa tem vários significados, mas é usado no jargão administrativo financeiro para se referir ao “orçamento revisado”.
Nunca ouviu falar ou não entende direito o que é forecast? Leia esse post até o final e veja como ele pode contribuir para a gestão do seu negócio.
Forecast | O que significa esse conceito financeiro?
Forecast é uma palavra composta por outras duas do idioma inglês – fore (adiante) e cast (cálculo), e significa justamente calcular o que vem à frente ou preparar antes, com base em tendências, sazonalidade e comportamentos cíclicos
Esse é um método de desenvolvimento, previsão, análise e revisão de um orçamento que se baseia na situação vivida por cada organização no momento do diagnóstico e planejamento.
Também leva em consideração as inconstâncias do mercado e propõe uma capacidade maior de se adaptar às variações enfrentadas diariamente, encaixando o orçamento aos imprevistos que surgirem ao longo do percurso.
Para descomplicar: não confunda forecast com budget
No dia a dia, é comum confundir dois termos que têm tradução semelhante para a língua portuguesa: forecast e budget, mas na prática significam conceitos financeiros diferentes.
Budget
O budget refere-se ao orçamento empresarial, em que são definidos os custos, possíveis despesas dentro de determinado período, as vendas e quanto de lucro será necessário para fechar a balança, levando em conta o histórico orçamentário da empresa, as tendências de mercado, o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) e projeção de vendas, entre outros critérios.
Entre os principais componentes do budget estão:
- Custos;
- Receitas;
- Volume de estoque;
- Compras
- Despesas Gerais;
- Gastos com quadro funcional (salários e benefícios);
- Capital
- Balanço Patrimonial;
- Resultados;
- Tributação;
- Fluxo de caixa.
Forecast
Já o forecast traz a previsão da demanda futura e aponta quanto será necessário produzir para cobrir a demanda apresentada do budget.
Aqui, o trabalho de um profissional contábil é fundamental para adequar a necessidade de produção aos valores apontados no planejamento orçamentário, já que ele será o responsável por acompanhar as evoluções e retrações do mercado, em como a movimentação política do país – que tanto interfere no resultado das organizações.
Esse profissional também deve saber apontar quais tributações melhor se ajustam à empresa, de forma a reduzir custos, mas ainda atendendo às exigências legais de cada setor.
Vale lembrar que, embora muitas empresas ainda façam os dois processos de forma manual, o mais indicado é que tanto o budget quanto o forecast devem ser feitos com o auxílio de ferramentas e softwares profissionais, voltados especificamente para esse fim, que, além de facilitarem o procedimento, criam um método padrão que pode ser aprimorado e utilizado por diferentes equipes.
Como o forecast melhora meu negócio?
O forecast é importante para as organizações porque evolui a forma de planejar o orçamento, saindo de um método que pensa apenas em custos e resultados e chegando a um modelo complexo e mais completo, que avalia todas as possibilidades e divide as despesas por setores, filiais, etc.
Assim é mais fácil prever possíveis gastos, contornar imprevistos e encontrar espaços para economizar e gerar mais resultados.
Você usa alguma planejar o orçamento na sua empresa? Conte para nós nos comentários!
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