5 dicas incríveis para fazer gestão tributária em pequenas e médias empresas

5 dicas incríveis para fazer gestão tributária em pequenas e médias empresas

Fazer a gestão tributária em pequenas e médias empresas é fundamental para evitar problemas fiscais e conseguir ajustar a estrutura financeira do seu negócio à legislação contábil, fiscal e trabalhista.

Mas nem sempre é simples saber por onde começar ou como organizar a área de tributação do empreendimento.

Para te ajudar a começar agora mesma a fazer a boa gestão do seu negócio, elaboramos uma lista com 5 dicas para fazer a gestão tributária em pequenas e médias empresas com eficácia e muito sucesso.

O que é planejamento tributário?

O planejamento tributário de pequenas e médias empresas (e também das grandes e multinacionais) é um conjunto de sistemas que visa otimizar o pagamento de impostos, diminuindo o valor da tributação dentro de parâmetros legais.

Atualmente, 33% do faturamento de uma empresa é destinado ao pagamento de impostos, por isso, planejar como esse pagamento será feito vai impactar a gestão do negócio como um todo de forma bastante significativa.

Por que fazer planejamento tributário?

Um bom planejamento tributário ajuda a empresa a organizar a vida financeira, contribuindo para a saúde econômica e reduzindo a carga de impostos.

Além disso, conhecer todas as obrigações é uma forma de evitar a sonegação fiscal ou de não cumprir todas as obrigações trabalhistas e fiscais.

Saiba mais em nosso artigo sobre a importância de um bom planejamento tributário.

Como fazer planejamento tributário?

Ainda não saber como fazer uma boa gestão tributária em pequenas e médias empresa. Veja essas dicas e comece a se organizar o quanto antes. Os resultados serão surpreendentes.

  1. Defina um cronograma

Escolha as pessoas que farão parte do planejamento tributário – pode ser uma equipe interna ou um grupo de colaboradores terceirizados.

A partir daí, defina um cronograma, estabelecendo datas para a realização de cada etapa.

Um cronograma consistente orienta e motiva a equipe a realizar todas as etapas com mais eficiência.

  1. Informe-se

Entenda quais os regimes tributários existentes no país e como eles vão interferir na tributação das suas atividades.

Mais do que isso, conheça todos os impostos, taxas e contribuições relacionados ao seu negócio e coloque todos esses pagamentos no seu calendário.

  1. Estude todos os cenários

Estude a atual situação financeira do país, com projeções para o futuro. Faça o mesmo com a empresa: qual a expectativa de faturamento e lucratividade? Há espaço para crescer? É possível fazer novos investimentos? Etc.

Analise todos os pontos, inclusive mão de obra, possíveis despesas e riscos.

Fazer um planejamento é sempre complexo, por isso é importante ficar de olho em todos os níveis do negócio.

  1. Fique atento às atualizações fiscais do país

A legislação contábil e fiscal é dinâmica e muda o tempo todo. Por isso, o profissional responsável pelo planejamento tributário em pequenas e médias empresas deve ficar atento às evoluções do setor.

Essa é uma prática fundamental para quem não quem implicar em erros, inadequações, multas e outras penalidades.

  1. Saiba quais benefícios podem ser usufruídos por sua empresa

Os programas de incentivos fiscais podem ser utilizados por várias empresas e representam uma forma importante de economia – além de serem um motor do desenvolvimento cultural e social.

Conheça os programas existentes e de que forma eles podem aliviar a carga tributária para a sua empresa.

Fazer a gestão tributária pode tirar seu foco daquilo que realmente importa para você: fazer novos negócios e aumentar os resultados.

A Profap tem a solução para quem precisa de suporte na elaboração da sua folha de pagamento. Entre em contato e saiba como podemos te ajudar.

Sem comentários

Você pode postar o primeiro comentário

Deixe um comentário

Por favor, informe o seu nome Por favor, informe o seu endereço Por favor insira a mensagem