Como a terceirização pode deixar as pequenas empresas mais competitiva?
Recentemente, a terceirização gerou manchetes e debates na maioria dos veículos de comunicação no território nacional. Com a aprovação da legislação especifica para o setor, empregadores e empregados precisaram prestar muita atenção a respeito das mudanças. Afinal, essas alterações podem atingir a rotina de micro e pequenas empresas.
No entanto, não significa que essa modificação no dia a dia de pequenos empreendedores tenha que se transformar em algo problemático, muito pelo contrário. Há formas reais de fazer com que a terceirização torne os pequenos negócios ainda mais competitivos e rentáveis.
O que mudou com a Lei da Terceirização?
Basicamente, a Lei da Terceirização aprovada pelo Governo Federal ampliou a possibilidade de atuação de profissionais terceirizados. Anteriormente, a modalidade se limitava a atividade meio. Neste ano, o novo entendimento a respeito da categoria liberou também a terceirização para a atividade fim.
Vale lembrar que o sistema de terceirização é uma pratica bastante comum no Brasil há mais de 40 anos e apenas conquistou o devido espaço para se desenvolver aprimorar os seus processos e estimular o crescimento de micro e pequenas empresas.
Desta maneira, este empresário de pequeno porte conta com a chance de fornecer a sua estrutura e mão-de-obra em sistema parcial para uma quantidade maior de empreendimentos, algo que antes jamais poderia acontecer e representava um grande entrave para a sua prosperidade.
Novas oportunidades para os micros e pequenos empresários
A partir de agora, o principal desafio destes pequenos negócios é diagnosticar as oportunidades que as grandes corporações estão concedendo. O empresário que perceber a relevância desta movimentação e iniciar a busca no mercado, tende a obter às melhores opções de lucratividade e virar referencia na sua área. Então, preste atenção aos seguintes fatores:
Setores em expansão
O primeiro passo é identificar os setores que concentram as principais ofertas para o seu negócio. Neste momento, as áreas de construção civil, educação e organização de eventos são as atividades que tem revelado boas oportunidades para pequenos empreendedores com a oferta de mão de obra qualificada.
Identifique a necessidade do seu cliente em potencial
Além disso, é preciso entender quais são as demandas especificas dos seus clientes em potencial. A terceirização agrega valor para a companhia, uma vez que todas as obrigações tributárias, as responsabilidades burocráticas e a contratação de força de trabalho são repassadas ao empreendimento contratado.
Neste caso, o seu cliente conta com muito mais liberdade criativa e tempo hábil para se focar em outras pendências e trabalhar única e exclusivamente na elaboração de rumos cada vez mais atrativos para a sua empresa.
Diferencial competitivo
É preciso levar em conta que a terceirização maximiza o uso de recursos capitais de modo geral. Tanto o dinheiro quanto o tempo operacional são otimizados. Então, todos os esforços institucionais são direcionados para o que é realmente importante para o público-alvo do seu cliente.
Isso acontece porque a pequena ou micro companhia que efetua a função terceirizada possui colaboradores com disponibilidade garantida, além de contar com estrutura inteiramente adaptada para o processo produtivo e operacional do campo de atuação em questão.
No fim das contas, a adoção de novas regras de terceirização deve exigir algum tempo de ajuste do mercado. E é nesta lacuna que a pequena empresa se apresenta como solução viável e eficiente em um período de transição do mercado, destacando-se como alternativa vantajosa para ambas as partes.
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