Como posso desenvolver minhas competências e habilidades empreendedoras?
Embora características pessoais sejam importantes para definir a carreira de empreendedores, é fundamental desenvolver competências – formal e informalmente – para ter uma base sólida na abertura e desenvolvimento de um novo negócio.
Habilidades técnicas, capacidade de gerenciar e lidar com pessoas, e informações sobre o mercado são pilares que podem ajudar seu empreendimento a obter mais sucesso. “Mas como eu posso trabalhar essas competências?” Confira algumas dicas abaixo:
- Formação
Estude! Sua formação não precisa, obrigatoriamente, ser em administração ou áreas correlatas, mas é importante conhecer amplamente o seu mercado de atuação. Alguns cursos de pós-graduação já oferecem matérias de empreendedorismo, orientando sobre como inovar no seu negócio – independentemente do nicho.
Na internet é possível encontrar cursos, gratuitos e pagos, com certificado, e uma série de leituras e pesquisas. Tudo isso para você estudar de qualquer lugar, em qualquer horário, no seu tempo.
Acompanhe também revistas de negócios para saber o cenário econômico do país e ter insights sobre onde é melhor investir e em qual momento.
- Experiência
A formação é apenas um dos caminhos e nem sempre prepara os jovens empreendedores para as dificuldades que enfrentarão na hora de executar um projeto.
Antes de abrir o próprio negócio, procure trabalhar, ou pelo menos observar de perto, como outras empresas realizam seu trabalho, desde o cuidado com cliente, passando pela área administrativa, até a forma como realizam seu planejamento estratégico.
E não tenha medo de aprender! Esteja disposto a trabalhar e dedique-se integralmente. Isso pode gerar bons resultados no futuro.
- Engajamento com a área
Participe de associações, eventos e reuniões de sindicatos da classe. Esses são ambientes propícios para o networking e troca de experiências. Aprenda as melhores práticas com quem obteve sucesso, e o que que deve ser evitado com quem precisou recomeçar em algum momento.
Mantenha um relacionamento sadio com concorrentes, funcionários, parceiros, fornecedores e prestadores de serviços e saiba encontrar a pessoa certa para te ajudar em atividades que você não pode ou não consegue executar.
– Serviços (Universidades, Sebrae) e Pessoas de Apoio(Consultores, Mentores, Conselheiros)
- Recursos humanos
As pessoas são o recurso mais valioso de uma empresa. Por isso, forme uma equipe alinhada e dedicada ao seu negócio. O mesmo vale para a formação de uma sociedade.
Busque um sócio que se encaixe ao seu perfil de atuação e complemente as suas habilidades, construindo uma empresa única e de personalidade.
Lembre-se: é possível desenvolver habilidades, mas características como entrega, vontade de aprender, profissionalismo e responsabilidade são intransferíveis e valem muito para o sucesso de um empreendimento.
- Serviços de apoio
Além de toda a formação técnica e experiência, busque suporte profissional. Como já foi dito anteriormente, muitas universidades e cursos de pós-graduação já oferecem cursos e matérias voltadas para o empreendedorismo. O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas) é um importante canal de desenvolvimento, oferecendo consultoria para diversos tipos de negócios.
- Mentores e especialistas
Em quem você se inspirou para abrir o próprio negócio? Espelhe-se nessa pessoa para buscar novas formas de inovar diariamente. Esse mentor pode ser o dono de uma empresa, um funcionário que empreende dentro do próprio local de trabalho, ou alguém que sai do lugar comum em qualquer área da vida.
Você também pode buscar o suporte de um coach, que vai orientar sua carreira e ajudar no sucesso e realização do seu empreendimento.
Sem tempo para buscar novas informações e desenvolver sua capacidade de inovar? Terceirize a administração da sua folha de pagamento com a Profap e tenha mais tempo para estudar, pesquisar e ampliar seu negócio.
Entre em contato no contato@profap.test ou pelo formulário.
Sem comentários
Você pode postar o primeiro comentário