Profap

Terceirização: quais são os problemas enfrentados pelas empresas?

A terceirização é sempre um tema polêmico, em especial quando se fala em reformas trabalhistas e alterações na lei que rege os postos terceirizados.

Há dois tópicos bastante recorrentes, quando o assunto é abordado: os prejuízos da terceirização para o trabalhador e todas as vantagens da terceirização para as empresas. No entanto, outro aspecto importante precisa ser levado em consideração, que é os possíveis problemas e conflitos gerados, para as empresas, pela contratação de serviços terceirizados.

O que leva uma empresa a terceirizar?

Entre os principais motivos apontados pelas empresas para terceirizar determinados serviços, estão:

Todas essas razões podem, de fato, conduzir à prestação de um serviço melhor e ao acompanhamento mais eficiente das mudanças do mercado. Como nem tudo sai sempre como pensado, as soluções podem se transformar em grandes problemas.

Problemas enfrentados por empresas que terceirizam

Para que o processo de terceirização verdadeiramente funcione e se justifique, deve haver alinhamento entre as expectativas e necessidades da empresa e o serviço prestado pelo trabalho terceirizado.

Os principais problemas apontados pelas empresas são:

Tais problemas fazem com que as soluções prometidas pela terceirização de serviços não se concretizem e, mais do isso, se convertam em novos problemas.

Ao invés de aumento do rendimento e da produtividade, por exemplo, pode ocorrer queda de desempenho. Ao invés de alguma economia e ganho de tempo e energia para tratar das áreas de responsabilidade e interesse da empresa, mais tempo e energia empregados em resolver conflitos e acordados que não saíram de acordo com o programado.

A terceirização é muitas vezes adotada como parte da visão estratégica da empresa e do planejamento de consolidação e crescimento. Dependendo das áreas terceirizadas e dos problemas gerados pela terceirização, os resultados das ações tomadas em prol dessa visão estratégica podem ser prejudicados.

Soluções

Terceirização não pode significar distanciamento entre empresa e funcionários terceirizados, mesmo porque a identificação entre os dois lados é fundamental para os bons resultados.

Para que essa sinergia ocorra, o trabalho terceirizado precisa ser acompanhado e avaliado por um gerenciador de confiança e a filosofia e modus operandi da empresa deve ser compreendido e respeitado. Há um serviço que está sendo prestado e, para tanto, adequação e modelagem são imprescindíveis.

Por tudo o que foi exposto, a orientação número um dada para empresas que pensam em terceirizar, é fazer isso apenas com departamentos que não estejam diretamente ligados ao produto ou serviço oferecido pela empresa. Assim, o possível impacto de um serviço mal prestado é menor.

Profap

A Profap, solução inteligente e eficiente para o gerenciamento de folhas de pagamento, tem como missão oferecer um serviço de excelência e que esteja alinhado a todas as expectativas e exigências de sua empresa. Pode confiar.

 

 

 

 

Fonte:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552002000100010, acessado em 24 de mai. De 2017.