Profap

Como usar inteligência emocional na contratação de pessoas?

Como usar inteligência emocional na contratação de pessoas?

O termo “inteligência emocional” chegou para ficar. A habilidade de dominar as emoções tem gerado resultados positivos nas relações pessoais e profissionais e até mesmo nas vendas.

Por isso é impossível ficar longe do seu conceito quando sua empresa está com um processo seletivo em aberto.

Nesse texto você vai aprender como usar a inteligência emocional na contratação de pessoas e acertar na escolha do novo funcionário.

Por que contratar profissionais com inteligência emocional?

Grandes empresas chegam a receber até mil currículos por dia e os profissionais estão se capacitando cada vez mais para se destacarem entre os concorrentes, em processos seletivos.

Então como escolher seu próximo funcionário? Use a inteligência emocional como um fator diferencial para a contratação.

Profissionais que, além da capacidade técnica e intelectual exigida para o cargo, possuem domínio emocional, possuem características importantes para qualquer organização.

Como o RH pode usar a inteligência emocional na contratação de pessoas?

Os gestores de recursos humanos também precisam de inteligência emocional nos processos de contratação de pessoas.

Como essa habilidade ajuda a realizar atividades com mais foco e a lidar melhor com as emoções das outras pessoas, ela é imprescindível para a análise de perfil dos candidatos.

O que um gestor deve observar antes da contratação?

Na entrevista de emprego, o gestor deve analisar algumas características do candidato:

Prestando atenção nesses detalhes, com base nos conceitos da inteligência emocional, o gestor consegue identifica o nível de nervosismo e interesse do candidato na empresa e se consegue (ou não) trabalhar bem sob pressão.

Quais perguntas podem ser feitas durante a entrevista?

Fazer as perguntas adequadas para os candidatos é uma etapa crucial no processo de contratação de pessoas. Você pode traçar um perfil acertado dos profissionais e ainda identificar se eles possuem domínio emocional.

Veja a nossa lista com sugestões de perguntas:

Cuide da gestão dos negócios e deixe a Folha de Pagamentos com a Profap. Gerimos todos os benefícios e a parte burocrática da contabilidade para a sua equipe de líderes focar no que realmente importa: o crescimento dos resultados.

Conheça os nossos serviços e veja como podemos te ajudar.