A solução para os problemas do E-Social
Desde janeiro de 2017, todas as empresas devem estar adequadas ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, conhecido como E-Social. Os empresários que não estão adequados sofrerão multa e não receberão o documento que comprova estarem com os tributos em dia.
No entanto, as dificuldades para empregar o projeto têm se mostrado diversas.
Qual o objetivo?
O E-Social nasceu para atuar como um integrador e facilitador. Trata-se de uma plataforma que padroniza a transmissão, validação, armazenamento e acesso às informações relacionadas ao pagamento de impostos, obrigações trabalhistas e previdenciárias, situações como admissão, demissão e licença de funcionários, FGTS, dados acerca do imposto de renda, CAGED, DIRF, RAIS, GFIP, e a lista segue.
Com tudo isso, todas as prestações de contas seriam mais transparentes.
Parece bom, não é? Como proposta, de fato oferece diversas vantagens. O grande problema para os empresários tem sido implementar adequadamente o E-Social.
As dificuldades
O E-Social é uma iniciativa complexa, a qual exige bastante planejamento dos empresários. Os principais empecilhos relatados são:
- O custo: trata-se de um programa caro, que pode estar custando mais de R$5 bilhões de reais apenas para as áreas do indústria, comércio, serviços e turismo;
- O diagnóstico: a empresa precisa analisar a própria situação de forma profunda, para que saiba quais mudanças deve executar e qual será o tamanho da dificuldade de implementar o E-Social.
- Cumprimento correto da legislação: antes de transferir seus dados, as empresas precisam passar um pente fino nas informações, para ter certeza de que todas as exigências trabalhistas e fiscais estão sem cumpridas;
- Mudanças internas e na mentalidade da empresa: adotar um novo sistema, e especialmente um tão complexo e completo, exige mudanças no modo com o qual todos os funcionários lidam com os dados. A responsabilidade passa a ser de todos, pois a plataforma deve estar sempre atualizada, cabendo a cada funcionário informar, por exemplo, mudanças pessoais;
- Capacitação dos funcionários: esta é a área mais impactada. A inserção de uma nova tecnologia exige tempo e gasto para que os funcionários de determinados departamentos aprendam a lidar com a plataforma. Nem sempre o manual de implementação disponibilizado é suficiente para sanar dúvidas e passar todas as informações necessárias e um estudo da PricewaterhouseCoopers (PwC) demonstrou que as empresas precisam investir na área de Recursos Humanos caso desejem se adequar;
Chega de falar sobre as dificuldades, não é mesmo? Vamos falar sobre a solução. Profap, claro.
A solução
Inicialmente, o foco do E-Social é a parte das folhas de pagamento e de segurança no trabalho.
Com a Profap, todas as suas preocupações sobre o assunto simplesmente deixam de existir. Você não terá que realizar alterações e treinamentos no RH, nem um pente fino em seus dados, ou cálculos para que tudo se ajuste à legislação. Também não fará qualquer investimento em sistemas, tecnologia e softwares.
Consegue enxergar o tamanho da economia financeira e de tempo que a Profap proporciona a você?
Não deixe o E-Social ser um problema para sua empresa e não corra o risco de ser penalizado por não o implementar corretamente. Deixe tudo nas mãos da Profap e cuide do que realmente importa: o sucesso de sua empresa e o que ela tem de melhor a oferecer.
Ente em contato com a Profap clique agora e preencha o formulário de contato solicitando uma visita.