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Persona: veja como esse conceito tem transformado a forma de divulgar e vender das empresas

Persona: veja como esse conceito tem transformado a forma de divulgar e vender das empresas

Todo mundo já percebeu: os consumidores estão mais informados e, com isso, mais exigentes e demandado entregas personalizadas e mais exclusivas.

Além de mais conscientes e preocupados com o impacto do processo produtivo no meio ambiente, estão ávidos por novidades e não aceitam qualquer coisa – a solução deve se encaixar perfeitamente à sua necessidade (ou à sua dor, como os teóricos do marketing gostam de dizer).

Para que a customização aconteça, a segmentação do público é uma das etapas mais importantes na hora de fazer o planejamento de atuação e a identificação de cada persona ajuda a empresa a se organizar e realizar o marketing com mais eficiência.

Persona: a base das relações entre marca e consumidores no universo digital

Já é praticamente impossível para as empresas estarem fora das plataformas digitais. Se sua organização tem um site, e-commerce ou presença em mídias sociais, provavelmente você já escutou o termo persona. Mas sabe exatamente o que ele significa?

Chamamos de persona a representação semifictícia do cliente ideal. De maneira geral, é a criação de um personagem com características em comum que vai facilitar a oferta de serviços e toda a comunicação e marketing.

Difere-se do público-alvo, pois, enquanto este é generalista, a persona é específica, traz um roteiro de características, é nomeado, tem um backgrouns pessoal e profissional e é a base para a construção de conteúdo online – a essência da comunicação digital.

Para ficar mais claro, segue exemplo que como um cliente é descrito no público-alvo e no formato de persona.

Público-alvo

Homens de 45-55 anos, residentes em São Paulo, que precisam terceirizar o serviço de contabilidade.

Persona

João é um empresário de 48 anos que mora em São Paulo. Está no segundo casamento e seu filho trabalha na empresa, aprendendo as funções do pai. Atualmente precisa do apoio de um contador terceirizado, para otimizar as demandas da área, deixando-o com mais tempo para as estratégias de negócio.

Quando a empresa desenvolve a persona de um cliente ideal, é mais fácil pensar na solução que atenderia a sua demanda, trabalhando com customização e conteúdos segmentados. Um método muito mais acertado.

E não existe número certo: cada empresa desenvolve o número de personas adequado à sua certeira.

Como desenvolver uma persona?

A criação de uma persona não pode ser feita de forma aleatória. Essa é uma técnica que exige pesquisa e entrevistas.

Sua empresa pode enviar formulários para os clientes atuais, fazer pesquisas em redes sociais e usar softwares de análise de dados.

O importante é contar com uma base de dados sólida para que as personas sejam realmente a representação do seu público.

Benefícios proporcionados pelo uso de personas

Por fim, apresentamos algumas vantagens para as empresas que constroem sua estratégia com base nos interesses das personas.

 

Se você está interessado em como os dados online contribuem para os negócios, leia também nosso artigo sobre clusterização.