Capital para investimentos: por que é tão difícil conseguir crédito no Brasil?
Para quem vive recebendo ligações de bancos e empresas credoras parece estranho ler um título como esse, não é mesmo? Mas a verdade é que conseguir crédito empresarial é bem mais difícil do que o pessoal.
O país tem muito crédito para emprestar, mas os pequenos produtores e empresários ainda têm muita dificuldade de captar capital para investimentos, o que trava o surgimento de novas empresas – um banho de água fria nos projetos de inovação e empreendedorismo.
Quem está abrindo uma empresa fica preso a duas alternativas: oferecer uma parte do negócio para um fundo de investimento e, finalmente, ver sua ideia decolar, ou ir a um banco solicitar crédito. E é aqui que a coisa complica um pouco, com toda a burocracia envolvida no processo.
Dificuldades em conseguir capital para investimentos
Conseguir capital para investimentos é difícil, demorado e exige muito paciência do solicitante. É preciso comparar juros e taxas de diferentes instituições, oferecer garantias de pagamento e reunir uma enorme papelada – tudo isso, sem, necessariamente, ter certeza de conseguir o valor solicitado.
E justamente no momento em que o empreendedor precisa de gás para fazer o negócio ir em frente, as instituições financeiras criam uma série de barreiras, em vez de oferecer suporte e soluções adequadas.
Saiba qual o índice de liberdade econômica do Brasil.
Quais os principais obstáculos?
Ainda há muitos gargalos quando o assunto é a oferta de capital para investimentos. O banco exige alguma garantia para emprestar dinheiro, como veículos, imóveis ou avalistas. Além de facilitar a cessão, os juros podem ser mais baixos quando há algum bem envolvido na negociação.
Além disso, a instituição financeira avalia o CNPJ e verifica todas as empresas atreladas ao CPF do solicitante de capital. Há uma grande variação no percentual de juros de uma linha de crédito para outra e as taxas por atraso no pagamento são assustadoras.
E como as pessoas têm pouca ou nenhuma informação sobre os produtos bancários, é muito difícil escolher a linha de crédito mais adequada para seu negócio, com taxas e juros menores.
Qual a solução para facilitar o acesso a capital para investimentos?
Ter cadastro positivo e um bom relacionamento com a instituição financeira; disponibilizar uma série de informações cadastrais; ter um plano de negócios e contrapartida de recursos próprios, além de uma boa saúde financeira empresarial. Essas são apenas algumas dicas do Sebrae para conseguir crédito.
A grande verdade, porém, é que o problema não está em quem precisa de capital para investimentos, mas no atual modelo de negócios em vigor no Brasil.
Enquanto houver forte intervenção do Estado nos negócios e excesso de burocracia na máquina pública, qualquer tipo de operação financeira será muito complexo e pouco valorizado.
É preciso repensar a atual estrutura do país e deixar as empresas mais livres para se regularem e buscar recursos para crescer, ir mais longe e transformar o cenário econômico do país.