Transforme sua gestão com análise de dados – Veja como!
Se até pouco tempo atrás a previsão de cenários e desdobramentos de uma estratégia parecia um cenário distante, atualmente essas possibilidades já são realidade e fazem parte do universo corporativo de muitas organizações.
Graças às evoluções tecnológicas e às diversas ferramentas de gestão de negócios, empresários e gestores conseguem enxergar as variações de um mercado cada vez mais complexo e mutável, analisando comportamento dos consumidores e dos concorrentes, com agilidade e de forma ampla.
A análise de dados passou a fazer parte do planejamento estratégico empresarial, transformando toda a gestão do negócio. Se você quer levar essas facilidades para a sua instituição, veja como a tecnologia está influenciando a rotina de administração nos empreendimentos modernos.
Qual o impacto da análise de dados em uma empresa?
Se antes a análise de dados estava restrita ao que era possível obter no contato junto ao cliente, hoje ela é uma ação maior, envolvendo uma rede cada vez maior de informações que vão formar a inteligência da empresa e mudar todo o processo de gestão.
As chamadas ferramentas de Business Inteligence ou BI estabelecem relações entre os dados disponíveis online, transformando informações soltas em análises completas de cenário que auxiliam o gestor na tomada de decisões.
Entre as vantagens da análise de dados podemos destacar:
Conhecer o cliente em detalhes
Um dos principais benefícios da análise de dados é a quantidade de informações que se pode obter sobre os seus clientes: frequência de compras, perfil de consumo, target, etc.
Em um mercado com clientes cada vez mais exigentes e demandando entregas personalizadas, conhecer suas expectativas, necessidades e desejos é fundamental para oferecer o que ele precisa, no momento adequado e com a mensagem adequada.
Analise as possibilidades de mercado
Com a possibilidade de avaliar tendências e prever desdobramentos, o gestor consegue saber antes de um investimento específico pode trazer resultados ou se aquele é o momento propício para o lançamento de um novo produto no mercado.
A quantidade de informações disponíveis – quando analisadas por profissionais especialistas e com o uso das melhores ferramentas – é essencial para identificar oportunidades e desafios do seu setor de atuação e toda a economia.
Otimize processos e melhore os resultados
Entender as tendências mercadológicas e os desejos do seu público cria um diferencial de mercado: a sua empresa sabe com antecedência quais são os melhores movimentos para o futuro e quais soluções estão alinhadas às expectativas dos consumidores.
Isso diminui os prejuízos – já que cada passo dado tem uma base criteriosa de informações, argumentos e justificativas, e amplia os lucros, incrementando os resultados totais.
Como implementar a análise de dados na minha empresa?
Se você ficou interessado na análise de dados e que implementar as ferramentas de BI na sua empresa, será necessário seguir alguns passos:
- Planejamento: como tudo o que é novo, a análise de dados é um processo complexo e que exige adaptação. Pesquise muito, planeje quais serão as etapas de implementação e quais serão os seus objetivos.
- Defina quais respostas você quer obter com esses dados e onde eles serão obtidos. Tudo deve ser muito organizado!
- Certifique-se de montar uma equipe com profissionais que entendam do assunto e realmente consigam buscar oportunidades de crescimento para o negócio.
- Adquira as ferramentas necessárias para processar toda essa informação.
A análise de dados é um processo complexo, então a sua implementação desse ser clara e objetiva desde o início. Só assim será possível incrementar os resultados com efetividade e trazer ganhos para toda a empresa.
Sabia que antes de analisar os dados eles precisam ser coletados e organizados? Entenda mais sobre o assunto em nosso post sobre data wrangling.