Como a criação de dashboard pode ajudar a gerir o seu negócio
A organização é um princípio fundamental na gestão de uma empresa. Afinal, como fazer a gestão se os dados necessários para a condução dos negócios não estão claros e sistematizados?
Nesse sentido, o dashboard, também chamado de painel de bordo ou de controle, é uma ferramenta que auxilia o processo de análise e tomada de dados ao consolidar essas informações em um formato dinâmico que permita sua visualização de maneira mais clara e inteligente por todos os membros de uma equipe ou empresa.
Se você não sabe o que é ou ainda não compreende o seu funcionamento, continue a leitura desse artigo e entenda como o dashboard pode contribuir para a gestão do seu negócio.
Qual a importância de um dashboard?
Como já dito anteriormente, um dashboard é um painel de informações. Ele apresenta dados de uma forma mais visual, para fácil compreensão, mostrando métricas e indicadores importantes que resumem o caminho da empresa rumo a um objetivo.
Com ele, as equipes conseguem monitorar o desenvolvimento de ações e seus resultados, permitindo que toda a informação relevante seja acessada de forma simples por todos, começando pelos diretores e indo até os estagiários.
De um jeito prático e focado na apresentação visual, o dashboard reúne e cruza dados financeiros e comerciais, por meio de gráficos e em uma única tela, e ainda possibilita personalizar o acesso dos colaboradores. Assim, cada um vai visualizar somente o que é necessário para o desempenho de suas funções.
Quais perguntas podem ser respondidas com o uso da ferramenta?
Por elencar uma série de informações, o dashboard contribui para a visão analítica do negócio, permitindo comparar resultados e indicie de desempenho das equipes ou filiais. Assim, ajuda dá base para que o gestor responda perguntas como:
- Qual o índice de reclamação por volume de serviço/produto entregue?
- Qual o índice de satisfação?
- Como está o andamento geral da empresa?
- Em qual momento o cliente desiste de concluir a compra na minha loja virtual?
- Quais equipes não estão entregando as metas acordadas?
- Qual filial está apresentando prejuízos?
- A margem de lucro está dentro do esperado?
E muitas outras questões. Tudo vai depender de como formatar seu painel, qual o seu objetivo com a ferramenta e qual a área de atuação da sua empresa.
Como criar um dashboard?
O dashboard pode ser criado usando o Excel. Para isso é necessário contar com um profissional especialista, que conheça todos os recursos do programa. Um painel de qualidade faz uso dos gráficos adequados, cores suaves, é elaborado em uma única página e apresenta somente dados relevantes.
Também é possível contratar ferramentas de gestão que gerem esses dashboards, que costumam vir acompanhados de relatórios detalhados. O mais importante é entender qual modelo vai se adequar melhor ao seu modelo de administração e compartilhamento de dados com a equipe.
Considerações importantes ao montar seu dashboard
Antes de montar seu dashboard, alguns pontos devem ser levados em consideração para garantir mais eficácia e resultados positivos com o processo:
- Defina bem as métricas e KPIs do seu painel. De nada adianta um dashboard bonito se o objetivo não for claro e compartilhado por todos;
- Com os objetivos, defina também o tipo de decisão o painel te ajuda a tomar. Afinal, depois que as perguntas forem respondidas, elas devem te direcionar para melhorias;
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Alinhe seu dashboard à estratégia da empresa, dessa forma, ele será um elo para que as equipes trabalhem integradas e com sinergia.
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