Quatro estratégias para evoluir seu negócio agora.

Quatro estratégias para evoluir no seu negócio agora.

 

Manter um negócio requer qualidade e inovação constante, tanto para atender às necessidades do cliente quanto para vencer a concorrência. Somente em janeiro de 2017, o Brasil registrou a abertura de quase 200 mil novas empresas, um crescimento de 16,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Além dos novos empreendimentos, as mudanças nas relações de consumo têm afetado o mercado – tanto no método de produção quanto de vendas. Alvin Toffler, autor da obra “A terceira onda”, cunhou o termo prosumer – um neologismo da língua inglesa que mescla produtor e consumidor. Para ele, os consumidores estão mais exigentes, criando as demandas de produção e tirando o poder das mãos da indústria. Dessa forma, as empresas devem, cada vez mais, buscar inovações que a deixem mais perto de seu público.

Confira algumas dicas para começar a transformar o seu negócio hoje mesmo:

 

  1. Pense em como resolver problemas que estão além da sua própria bolha

Ao planejar o desenvolvimento de novas soluções, expanda seu campo de ações. Nem sempre o produto ideal é aquele que funciona para você, mas para outros nichos de mercado.

Para alinhar as melhores opções, esteja alerta ao seu redor: observar o que acontece no mundo e como as pessoas estão agindo/reagindo pode inspirar a sua empresa a criar novidades realmente importantes.

Realizar pesquisas de mercado também é muito importante! Deixe seu cliente falar e escute (de verdade!) o que ele realmente precisa.

 

  1. Inovar deve trazer simplicidade

Inovação não é sinônimo de complexidade. Para se manter atual e necessária, uma empresa deve entregar o que seu público realmente precisa, com padrão de qualidade e garantia de um bom atendimento.

Para inovar, pense em simplificar a vida do seu cliente. Um bom exemplo é o caso de Frank McMara, que criou o primeiro cartão de crédito da história (Diners Club Card) após ter ido a um restaurante e perceber que não havia levado dinheiro suficiente para pagar a conta.

 

  1. Tenha a coragem de mudar seu modelo de negócio

Quando a sua empresa tiver uma ideia inovadora em que é possível ir além e abocanhar uma fatia maior de mercado, siga em frente – com estudos e planejamento, é claro – mesmo se isso colocar no passado a sua atual e consolidada área de atuação.

Em 1975, a Kodak inventou o primeiro protótipo de câmera digital do mundo. À época, 90% dos seus lucros era proveniente da venda de filmes fotográficos, por isso, abandonou a ideia da câmera. Anos depois, com o advento da era digital, a empresa ficou para trás, e chegou perto da falência em 2012.

 

  1. Forme uma boa equipe e valorize-a

Mais do que números, toda empresa é formada por pessoas. Forme uma equipe com diferentes perfis e habilidades profissionais, que se complementem e potencializem os resultados.

Por fim, estimule seus empregados a pensarem e reconheça as boas ideias. É melhor desenvolver um projeto dentro da sua própria empresa do que transformar essas ideias em concorrência para seu negócio.

Quer deixar seu negócio mais eficiente? Traga a sua folha de pagamento para a Profap e concentre-se no que é mais estratégico!

Entre em contato no contato@profap.com.br ou pelo formulário.

 

Sem comentários

Você pode postar o primeiro comentário

Deixe um comentário

Por favor, informe o seu nome Por favor, informe o seu endereço Por favor insira a mensagem