Liberdade econômica: quem é beneficiado pelo movimento?

Liberdade econômica: quem é beneficiado pelo movimento?

A liberdade econômica é um movimento pautado pelas ideias de Adam Smith, que, no século 18, escreveu obras que provocam discussões até os dias de hoje sobre a ciência da economia mundial.

Para especialistas, a economia é uma ciência que tem a capacidade de se gerir sozinha, sem a necessidade de um condutor (geralmente o governo) que saiba quais caminhos devem ser percorridos.

Mas quem seria beneficiado pelo movimento de liberdade econômica e como ele funcionaria, na prática, caso fosse implementado no Brasil?

Pós e contras da liberdade econômica

A economia liberal é a solução para crises financeiras e para recuperar mercados, fortalecendo o comércio e incentivando a abertura de novas empresas. Pelo menos é o que dizem os defensores dessa ideologia mercadológica.

Mas, analisando diversos ângulos, quem realmente se beneficia com a liberdade econômica de um país? Confira os prós e contras desse movimento:

Vantagens da economia liberal

  • Menor intervenção do estado, reduzindo os gastos da máquina pública;
  • Mais destaque para empresários e comerciantes;
  • Autonomia para empresas, que passam a se basear na lei da oferta e da procura;
  • Livre mercado.

Desvantagens da economia liberal

  • Sem intervenção do estado, algumas situações podem sair do controle, gerando casos como a famosa crise de 29;
  • Possibilidade de mais empresas privatizadas tomando conta do estado;
  • Os próprios patrões definem regras para os empregados – o que pode ser um problema devido às relações de poder dependência.

Vale ressaltar, porém, que especialistas não veem essas situações como recorrentes, mas, sim, exceções em meio a todos os benefícios da economia livre.

Os mais pobres são os mais prejudicados?

Existe um mito de que as economias liberais prejudicam as classes mais pobres. Mas isso não é verdade.

A liberdade econômica gera mais riquezas para uma nação – e toda a população é beneficiada. De acordo com um estudo da Academia Liberalismo Econômico, quanto maior a liberdade na economia de um país, maior o poder de compra, incluindo os mais pobres.

Portanto, a economia liberal é benéfica para todos, injetando novo gás nos mercados e ajudando a melhorar as finanças de empregados e patrões.

Quem ganha com a liberdade econômica?

O sistema intervencionista é implementado por meio de coerção. Só assim, todos seguem as exigências impostas por um governo. Em nações com mercados livres, as próprias pessoas definem as regras mercadológicas e estabelecem parâmetros que guiam as relações comerciais – para que todos sejam beneficiados.

Assim, podemos dizer que as políticas de livre mercado são genuinamente democráticas e estão pareadas com a nossa necessidade humana de liberdade.

Uma nação com economia livre tem mais riquezas, a população consegue comprar mais bens e serviços e viver melhor. Logo, a liberdade econômica é boa para mim, para você, para a sua empresa e para seus empregados.

É muito importante conhecer as especificidades desse modelo de economia e derrubar o mito de que a livre concorrência e o liberalismo são prejudiciais para algumas camadas da população. Só assim teremos economia forte e pungente, com destaque no cenário internacional.

Precisa de suporte no seu negócio? Contate a Profap e descubra como podemos te ajudar a administrar a folha de pagamento dos funcionários e desburocratizar seu dia a dia.

2 Comentários resposta

  • Adams  6 de novembro de 2020 at 16:55

    Existe um mito… Vai ser liberal assim na Libéria. Patético

    Responder
  • Adams  6 de novembro de 2020 at 16:59

    Totalmetne ignorante da Historia… como os principais paises liberais promoveram equidade social, se eles mesmos se apropriam do uso legitimo ou não da força? Belgica, Inglaterra e Holanda sabem bem como funciona. Primeiro voce explora a população local, depois da guerra civil voce explora outros paises subdesenvolvidos, depois de mais guerras voce joga uma conversinha merda liberal?

    Responder

Deixe um comentário

Por favor, informe o seu nome Por favor, informe o seu endereço Por favor insira a mensagem