Como criar empreendedores no ambiente educacional?

Como criar empreendedores no ambiente educacional?

Nunca se falou tanto sobre empreendedorismo no Brasil como agora. Já são x milhões de empreendedores em todo o país, que buscam ser donos no próprio patrão ou que descobriram formas de inovar diante do assustador cenário de desemprego.

E, embora se fale sobre a criatividade do brasileiro para superar desafios, nada melhor do que dar passos concretos, com base em conhecimentos teóricos e práticos, não é mesmo?

Para isso, deve-se criar empreendedores no ambiente educacional. E você vai aprender como fazer isso agora.

Por que é importante criar empreendedores no ambiente educacional?

Na escola, aprendemos a ler e a escrever, a somar e fazer ao primeiros cálculos da vida, além de muitas outras matérias que nos ajudam a formar opinião histórica e política, a compreender o funcionamento do muito e a estrutura da vida em geral.

Então por que não aproveitar todo esse cenário de aprendizado para criar empreendedores no ambiente educacional?

Hoje, mais do que ensinar matérias, as escolas estão preparando cidadãos para o mundo, com lições de ética, convivência, respeito, aceitação, economia e muito mais.

Incluir a formação empreendedora na grade curricular possibilita o desenvolvimento de novas habilidades, com mais possibilidades de inserção no mercado de trabalho e a criação de novas empresas.

Antes de descobrir como empreender nas escolas, veja quem é beneficiado pelo movimento de liberdade econômica.

5 caminhos para a criação de ambiente empreendedor nas escolas

As escolas – públicas ou privadas, estaduais ou municipais – estão se baseando em novas perspectivas de forma a estimular diferentes competências e aproveitar as potencialidades de cada aluno.

Assim, é preciso pensar em maneiras de criar empreendedores no ambiente educacional e favorecer projetos de vida mais independentes, criativos e inovadores. Nesse sentido, algumas dúvidas são essenciais:

  1. Incentive o empreendedorismo em sala de aula: Estimule os alunos a buscarem excelência, autoconfiança, motivação e otimismo.
  2. Incorpore habilidades e pensamento de alto nível à rotina da turma. Para isso, valorize trabalhos em equipe e o pensamento crítico / analítico. A comunicação durante a apresentação de trabalhos também deve ser avaliada.
  3. Destaque a possibilidade de empreender na rotina diária, tornando mais fáceis coisas simples, como controlar o tempo do banho ou pedir comida. E daí que surgem as ideias mais geniais.
  4. Leve os alunos para dentro de uma empresa ou convide um empreendedor para um bate-papo. A troca de experiência é sempre muito valiosa.
  5. Realizar feiras esporadicamente também agrega muito valor ao aprendizado. Os alunos devem colocar a mão na massa para expor trabalhos diferenciados e de alto nível, organizar palestras ou mesmo criar projetos que simulem pequenos negócios.

Mais que abrir empresas: por que educação empreendedora é tão necessária?

Ao criar empreendedores no ambiente educacional, a escola não está formando pequenos empresários, somente.

O objetivo principal é desenvolver habilidades para que, no futuro, os alunos consigam lidar com desafios, superar obstáculos, desenvolver planejamento assertivo e obter sucesso em todos os âmbitos de sua vida.

O que você tem feito para empreender no dia a dia e estimular a criatividade dos pequenos?

Sem comentários

Você pode postar o primeiro comentário

Deixe um comentário

Por favor, informe o seu nome Por favor, informe o seu endereço Por favor insira a mensagem